Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Fundação Cultural de Palmas (FCP), em parceria com o Ministério da Cultura, viabilizaram a presença de representantes das Redes de Pontos de Cultura no Teia Nacional da Diversidade – 5º Encontro Nacional dos Pontos de Cultura e das redes da diversidade que integram o Programa Cultura Viva. O evento será realizada de 19 a 24 de maio, em Natal (RN), e tem o objetivo de fortalecer o exercício dos direitos culturais e promover a atuação cultural em rede.

Ao todo, 12 tocantinenses irão participar do Teia Nacional. A Prefeitura Municipal, por meio da FCP, viabilizou o transporte aéreo dos representantes estaduais, enquanto o Ministério da Cultura ficou responsável pela hospedagem e alimentação dos mesmos.

Os tocantinenses que estarão presentes no evento representam as diversas áreas da cultura do estado. O presidente da FCP, Gerson Alves, também acompanhará a delegação estadual, juntamente com Luciane de Marque de Bortoli, Gestora da Rede Municipal de Pontos de Cultura.

A Teia da Diversidade contará com Mostras Artísticas e uma Feira de Economia Solidária e Criativa protagonizadas pelos Pontos de Cultura, que levarão a Natal demonstrações da diversidade do Programa Cultura Viva por meio de apresentações artísticas, da exposição e venda de produtos artesanais.

Oficinas, Fóruns e Seminários Temáticos serão alguns dos espaços de diálogo da Teia da Diversidade. Entre os temas, destacam-se os debates sobre o acesso a equipamentos culturais, os encontros dos Pontos de Cultura Indígenas e de Leitura.

Na área audiovisual, haverá o CineTeia, uma mostra de produções dos Pontos de Cultura, o encontro do Grupo de Trabalho Temático e um Seminário sobre a Regionalização da Produção Audiovisual.

As atividades da Teia da Diversidade serão realizadas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), na Praça Largo da Ribeira e no Teatro Alberto Maranhão.

A programação completa da Teia da Diversidade está disponível pelo endereço eletrônico: http://culturadigital.br/teiadadiversidade/programacao/  e os participantes podem inscrever-se gratuitamente nas atividades disponíveis.

Confira abaixo a relação completa dos representantes da Rede de Pontos de Cultura que representarão Palmas e o Tocantins:

Dorivã Borges da Silva

Jocel Santiago de Araújo

Nival Correa de Araújo

Wertemberg Pereira Nunes

Milton Luis Telles dos Santos

Magna Silvia Pereira Carneiro

Darlan Soares

Betania Cristina da Luz Pontes

Janine de Souza

Tharson David Lopes (Secom Palmas)