Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Lucas Nascimento Arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito (D) e Monsenhor Rui durante celebração pelos 25 anos de Palmas Arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito (D) e Monsenhor Rui durante celebração pelos 25 anos de Palmas

Na manhã que contou com leve chuva que caiu sobre Palmas nesta terça-feira, 20, cristãos reuniram-se na Capela Santa Rita de Cássia, a primeira edificação religiosa de Palmas, localizada no Museu Histórico do Tocantins – Palacinho, para missa em ação de graças pelo aniversário da capital, que completa 25 anos. A celebração foi feita pelo arcebispo metropolitano de Palmas, Dom Pedro Brito, acompanhado do monsenhor Rui Cavalcante.

Dom Pedro Brito falou sobre importância de se viver sob os ensinamentos e mensagens de Jesus Cristo e lembrou de Dom Celso, que faleceu no último dia 11 aos 86 anos. “Há exatos 25 anos Dom Celso celebrou a primeira missa, inaugurando a cidade de Palmas. Hoje, estamos aqui reunidos para comemorar esse momento e pedir a Deus as bênçãos sobre esta cidade, sobre o povo e as autoridades, que juntos trabalham em prol do desenvolvimento da nossa cidade”, destacou.

Presente na missa desta terça-feira, a primeira-dama do Estado, Marcela Cardoso, falou da relevância histórica da data. “É uma ocasião de muita emoção, de lembrarmos momentos importantes como este para a história do nosso Estado. De celebrarmos juntos e festejar o empenho do sempre governador Siqueira Campos em construir este Estado e esta Capital. Ele que não mediu esforços para que esse sonho se tornasse realidade. Hoje estamos num outro momento, mas com o mesmo comprometimento em fazer nosso estado e nossa capital prosperarem ainda mais, com muito trabalho de dedicação”, enfatizou.

Palmas 25 anos

A Capela Santa Rita de Cássia, construída em 1989, faz parte da memória da Capital preservada no Museu Histórico do Tocantins.  A secretária de Estado da Educação e Cultura, Adriana Aguiar, lembrou a importância cultural e histórica do Museu. “Ver a população reunida aqui para essa celebração reforça a importância desse local, de manter viva a história da nossa Capital neste espaço de resgate histórico que a comunidade ajudou a construir e que é aberto à população. O aniversário de Palmas é um momento de comemoração e agradecimento a Deus por fazermos parte dessa história”, disse.

Monsenhor Rui, que esteve na primeira missa celebrada em Palmas, em 20 de maio de 1989, no lançamento da Pedra Fundamental da cidade, destacou as transformações vistas ao longo destes 25 anos. “Eu confesso que não acreditava que aquele cerrado poderia se transformar nesta Capital. Hoje podemos desfrutar das belezas da capital e oportunidades que a cidade oferece”, ponderou. (Ascom Seduc)