Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Ademir dos Anjos

Representando o governador do Tocantins, Sandoval Cardoso, o vice-governador do Estado Tocantins, Tom Lyra, recebeu na tarde desta quarta-feira, 21, em seu gabinete, o primeiro-secretário de Israel no Brasil, Alon Lavi. O diplomata veio ao Estado para apresentar projetos nas áreas da agricultura, tecnologia e segurança pública, além de estreitar os laços e levantar possíveis parcerias nos setores.

O vice-governador Tom Lyra destacou as potencialidades do Tocantins e ressaltou que o Estado tem capacidade de receber novas tecnologias. “A busca por essa parceria só acrescenta para o desenvolvimento do Tocantins, podemos trabalhar juntos para isso”, disse Lyra.

Durante a reunião Lyra se dispôs a visitar Israel para um encontro com representantes da Shamir, umas das maiores indústrias ópticas do mundo para que seja criado um pólo de distribuição no Tocantins.  A empresa Shamir oferece serviços profissionais para lojas de ótica em todo o mundo e lidera o mercado de ótica global, além de desenvolver produtos inovadores com base em pensamento criativo.

Alon Lavi, declarou que sua visita ao Tocantins teve também o objetivo de buscar parcerias nas áreas de tecnologias de água e de agricultura pelo fato de Israel e o semi-árido brasileiro terem desafios hídricos semelhantes. Afirmou ainda que em Israel cerca de 40% da água utilizada para consumo humano provém do processo de dessalinização e encerrou dizendo que por suas características o Tocantins pode se tornar uma ponte para se desenvolver tecnologias para o Semiárido em parceria com Israel”.

De acordo com o primeiro-secretário, caso o Tocantins tenha interesse, outros encontros devem ser marcados para conversas mais avançadas sobre negócios nesses setores.

Participaram da reunião os secretários Antônio Célio, diretor de desenvolvimento da Sedect e Ruiter Pádua, secretário de agricultura e pecuária do Tocantins. (Ascom Vice-governadoria)