Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Rose Dayanne Santana

A defensora pública Silvânia Barbosa de Oliveira Pimentel é a nova diretora do Núcleo Regional da Defensoria Pública em Gurupi. A nova Diretora assume a vaga deixada pela defensora pública Lara Gomides Nóbrega de Souza, que ocupava o cargo desde 5 de fevereiro de 2013.

Na última terça-feira, 20, Silvânia Pimentel reuniu-se com os defensores públicos da regional para apresentação de sua equipe e nivelamento das demandas e durante toda semana está realizando reuniões com as equipes de trabalho da Regional.

“Pretendo dar destaque especial à busca incessante pelo comprometimento de todos os Servidores e Defensores desta Regional com suas missões e seus valores institucionais, tendo sempre presente o respeito pelos direitos de todos e, sobretudo, dos princípios que regem a administração pública. Além disso, manter e reforçar a busca harmoniosa nas relações de trabalho entre todos os Servidores pertencentes a esta Diretoria, pois o bom relacionamento entre as pessoas é um dos fatores determinantes para um clima institucional saudável e produtivo”, destacou Silvânia Pimentel.

A Defensora Pública reforçou ainda que pretende dar continuidade aos projetos e iniciativas desenvolvidos nas gestões anteriores. “Em especial ao Concurso de Redação direcionado aos estudantes regularmente matriculados em escolas da Rede Pública de Ensino do município de Gurupi, que teve sua 1ª edição na gestão da defensora Lara Gomides de Souza, e nesta 2ª edição pretendemos expandir para todos os municípios que compõem a Diretoria Regional da Defensoria Pública em Gurupi”.

Perfil

A defensora pública de 2º Classe Silvânia Barbosa de Oliveira Pimentel é casada, mãe de dois filhos, natural de Guaraí-TO, graduada pelo Centro Universitário Unirg, em Gurupi, no ano de 2002. Foi funcionária pública da Secretaria Estadual de Justiça do Tocantins, no período de 1990 a 2002.

Silvânia Pimentel foi aprovada no Concurso Público da Unirg em 2008, como advogada, cargo que exerceu durante um período de quatro meses. No mesmo ano, tomou posse como Defensora Pública do Estado do Tocantins, exercendo inicialmente suas atribuições na Comarca de Aurora do Tocantins, em seguida Alvorada e Peixe. Atualmente responde exclusivamente na Comarca de Gurupi.

Na Defensoria Pública em Gurupi exerceu suas funções na 1ª Vara Criminal e 1ª Vara Cível, mas atualmente trabalha só com a 1ª Vara Criminal. Foi Diretora Regional por mês em substituição do titular que estava em período de férias. E atualmente é a nova Diretora Regional do Núcleo da Defensoria Pública em Gurupi.

Núcleo Regional

O Núcleo Regional da Defensoria Pública em Gurupi conta atualmente com 12 Defensores Públicos, distribuídos em sete Comarcas: Alvorada, Araguaçu, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Peixe e Palmeirópolis. Devido aos atendimentos do Programa Defensoria Itinerante, a Regional chega a atender 16 municípios da Região Sul do Estado.

De acordo com dados da Corregedoria Geral da Instituição, em 2013, foram realizados 48.405 atendimentos no Núcleo Regional e desses 33.582 concentraram-se no município de Gurupi, gerando um aumento de 36% no número de atendimentos, em comparação ao ano de 2012, no qual foram registrados 35.602 atendimentos.

A Regional de Gurupi é a terceira no Estado com mais atendimentos; em primeiro lugar está a Regional de Palmas e, em segundo, Araguaína. De acordo com o Censo realizado pelo IBGE em 2010, Gurupi conta com uma população de 92.338 e levando em conta a população das sete comarcas que compõe a Regional chega-se a uma população de 169.418 habitantes. (Ascom Defensoria Pública)