Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Na madrugada desta sexta-feira, 23 os moradores do município de Taguatinga a 447 quilômetros de Palmas foram surpreendidos com o  incêndio que atingiu as cisternas do programa Tocantins sem Sede que estavam armazenadas no pátio da Associação de Vaquejada do município.

O prefeito Eronides Teixeira de Queiroz informou que a Polícia  Militar e a corporação do Exército foram acionadas logo no início do incêndio que além das cisternas também danificou postes da rede de energia elétrica e cercas de arame. Ainda de acordo com o prefeito os moradores em torno do depósito se dirigiram para o local na tentativa de apagar o incêndio.

De acordo com o presidente da Associação Tocantinense de Saneamento (ATS), Edmundo Galdino, técnicos da agência e a perícia já estão no local com o intuito de levantar mais informações sobre o quantitativo de cisternas danificadas e as possíveis causas do incêndio.

Cisternas

O município de Taguatinga foi contemplado pelo programa Tocantins  sem Sede que é uma versão do programa “Água para Todos” do  Ministério da Integração Nacional com 901 reservatórios. À sede do município já foram repassadas 850 unidades. Destas, de acordo com os  dados da diretoria de Expansão, Meio Ambiente e Fiscalização da ATS, cerca de 200 famílias receberam o benefício.

Suspeito preso

As polícias Civil e Militar de Taguatinga prenderam durante a tarde desta sexta-feira, o suspeito de incendiar 260 cisternas que estavam armazenadas no pátio. De acordo com o Boletim de Ocorrência o desempregado José A.de J., 40 anos, apresenta todos os indícios de ser o autor do atentado. Ainda de acordo com o BO de um total de 451 reservatórios restaram apenas 191 intactos.

De acordo com o delegado da Polícia Civil de Taguatinga, Wanderson Chaves de Queiroz, testemunhas disseram que o suspeito estava nas proximidades do local e que durante o depoimento José de Assis, que nega a autoria do crime, entrou em contradição, fato que chamou a atenção da polícia. Como a prisão foi feita em flagrante, o delegado informou que a polícia tem 24 horas para apresentar o caso ao juiz que vai decidir se o suspeito continua preso.

A policia foi informada ainda, por moradores próximos ao pátio onde estavam às cisternas, que horas antes do início do incêndio um grupo de vândalos atacaram residências atirando pedras e garrafas de bebidas nas portas e janelas. Informação que levou a polícia a prender dois suspeitos que embora estivesse praticando vandalismo nas proximidades do local do incêndio não ficou comprovado envolvimento com o ocorrido. (Da redação com informações Ascom ATS) (Matéria atualizada às 18h30)