Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Antônio Gonçalves Obra posto de saúde Taquaruçu Grande Obra posto de saúde Taquaruçu Grande

A comunidade da região de Taquaruçu Grande será contemplada com a reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS), e também com a construção de Feira Coberta. As obras foram vistoriadas nesta quinta-feira, 22, pelo prefeito Carlos Amastha, que ainda pela manhã esteve no projeto Pão Nosso e na construção da Praça Via Sacra, na quadra 308 Sul. As visitas integram a programação de aniversário de 25 anos de Palmas.

Juntamente com o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Marcílio Ávila, o prefeito da Capital acompanhou a reforma da UBS de Taquaruçu Grande que não recebia reparos há cerca de 12 anos. O investimento da Prefeitura é de aproximadamente R$ 350 mil. “Conseguimos não só reformar, mas também ampliar o local e melhorar assim a qualidade do atendimento prestado a população dessa região tão importante da Capital", conta o prefeito.

Também em Taquaruçu Grande, o prefeito visitou o prédio do projeto Pão Nosso que estava abandonado há quase nove anos e agora passa por uma reforma geral para em seguida ser reativado.

A ordem de serviço foi dada em meados do mês de março e a obra teve início 15 dias depois. A reforma abrange a adequação de diversas salas, a reestruturação de estruturas metálicas, rede elétrica e hidráulica, além de um amplo projeto de paisagismo.

Após concluída a reforma, será estruturada toda a parte de mobília do local onde vão acontecer oficinas de culinária e indústria de pão, com o intuito de capacitar os próprios moradores da região e promover a geração de renda. A ideia é que todo alimento preparado no local seja vendido a preços acessíveis para a comunidade, e o dinheiro seja investido na manutenção do projeto.

A reforma vai custar em torno de R$ 430 mil, um investimento, que segundo o prefeito, deve trazer retornos muito positivos a comunidade. “Antes recebíamos diversas reclamações de moradores que esse local estava abandonado e servia apenas como esconderijo de bandidos, então resolvemos dar a este local seu destino original e retomar um trabalho que não deveria ter sido interrompido nunca, e ir além, aprimorando-o e oferecendo mais esta oportunidade para que as pessoas aprendam um ofício e aumentem sua renda". 

Praça Via Sacra

As autoridades também acompanharam nesta quinta-feira, 22, a construção da Praça Via Sacra, na quadra 308 Sul. A construção da praça é uma parceria entre a Prefeitura e a Foz|Saneatins. Já a instalação dos painéis sacros foi realizada por uma empresa como pagamento de outorga onerosa. O objetivo é estimular o turismo religioso, já que a praça fica a poucos metros da Igreja Nossa Senhora de Fátima.

Além de uma ampla calçada, um parquinho infantil e uma academia ao ar livre, a praça está recebendo diversos painéis com imagens que representam a Via Sacra.

Segundo o secretário Marcílio Avila, a obra permitirá que diversos eventos sejam realizados no local. "Antes esses eventos religiosos aconteciam nas ruas ao redor da igreja, agora este local estará disponível não só para católicos, mas para moradores e turistas que quiserem usufruir do local e admirar as obras de arte, que independente de religião, são muito bonitas".  (Secom Palmas)