Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Joatan Silva

O secretário estadual da Agricultura e Pecuária, Júnior Marzola, reuniu-se na manhã desta terça-feira, dia 27, na sede da Seagro, com representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) para elaborar uma agenda de ações para receber a visita da União Europeia. A visita está marcada para outubro deste ano e pretende ver a possibilidade do bloco econômico importar carne in natura do Estado.

Na ocasião, Marzola ressaltou o interesse do governador em apoiar o setor agropecuário nesta ação. “Precisamos de um cronograma com prazos estabelecidos e que envolva as entidades do setor neste processo”, afirmou o secretário.

Entre outros assuntos foram mencionados a gestão de pessoal, estrutura das barreiras, cursos técnicos e sistema de comunicação. “Estamos todos alinhados e vamos nos organizar para que todos os prazos sejam cumpridos”, explicou o presidente do Sindicato das Indústrias Frigoríficas do Estado do Tocantins (Sindicarne), Osvaldo Stival.

Como parte das ações para receber a visita de técnicos da União Europeia, foi realizado no dia 22 de maio, um treinamento para 15 profissionais da Adapec e três da Superintendência Federal da Agricultura no Tocantins – SFA. O tema da capacitação foi Formação de Auditores do Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Bovinos e Bubalinos (Sisbov) promovido pelo Mapa, para atuação na fiscalização de propriedades que se habilitarem ao sistema de produção para exportação de carne in natura.

Presentes

Também participaram da reunião o presidente da Adapec, Marcelo Inocente; o superintendente Federal da Agricultura, Mário Márcio Barros; e o vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Faet), Nasser Iunes. (Ascom/Seagro)