Meio Ambiente

Foto: Divulgação

As quatro unidades de Conservação de Proteção Integral do Tocantins serão representadas durante o III Simpósio Nacional de Áreas Protegidas (SNAP), que acontece em Viçosa (MG), nos dias 28, 29 e 30 de maio. Para divulgar os parques estaduais do Cantão, Jalapão e Lajeado e o Monumento Natural das Arvores Fossilizadas (MNAF), bem como participar das discussões e divulgar os trabalhos das UCs em um estande próprio do órgão, uma equipe de servidores do Instituto Natureza do Tocantins – Naturatins já está em terras mineiras.

O evento acontece no Espaço Cultural Fernando Sabino da Universidade Federal de Viçosa (MG) e visa a troca de experiências e informações entre pesquisadores, profissionais e gestores de áreas protegidas, contribuindo para o fortalecimento das áreas protegidas no Brasil.

No estande do Naturatins, o visitante receberá informações e materiais de divulgação dessas UC, além de conhecer os trabalhos desenvolvidos pelas comunidades com o incentivo à sustentabilidade dos recursos naturais da região. Para isso, a equipe leva produtos de capim dourado e de buriti, e peças artesanais do Parque Estadual do Cantão.

Os servidores que compõe a equipe são os inspetores de recursos naturais, Maxwell Viana, Juliana Almeida e Ayranan Suzuki; a analista em turismo, Priscila Rosa e o biólogo Fábio Gamba.

Com grandes expectativas, o inspetor Maxwell acredita que a participação no SNAP 2014 é uma oportunidade para trocar experiências, conhecimentos e informações, contribuindo para melhoraria dos trabalhos na gestão de Unidades de Conservação, assim como o fortalecimento das áreas protegidas administradas pelo Naturatins. “Além de participar, receber o convite da comissão organizadora para expor nossas UCs foi um reconhecimento do nosso empenho e compromisso com o trabalho”, afirmou.

Os principais temas discutidos no simpósio serão a efetividade de manejo e a representatividade das unidades de conservação nos biomas brasileiros. Discutir estes temas possibilitará um avanço no que diz respeito à efetividade de gestão destas áreas. (Ascom Naturatins )