Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Cuidar de quem cuida, levando conhecimento e reconhecimento, assim foram as ações da Semana de Enfermagem e Controle de Infecção Hospitalar promovida pela Pró-Saúde em parceria com a Prefeitura de Araguaína por meio da Secretaria de Saúde. O evento contou ainda com o apoio da Faculdade de Ciências do Tocantins – Facit.

Com palestras que variaram do motivacional a orientações técnicas, a Semana de Enfermagem e Controle de Infecção Hospitalar foi considerada pela equipe de enfermagem da Pró-Saúde em Araguaína por unir colaboradores e pacientes nas ações de orientação e prevenção. O grupo de Teatro da Igreja Vida arrancou gargalhadas dos pacientes da Unidade de Pronto Atendimento 24h Anatólio Dias Carneiro e do Hospital Municipal de Araguaína ao representarem a luta pela higienização pessoal e o fim das bactérias. “Conseguimos a adesão dos pacientes quando fazemos do humor a nossa estratégia de ensino, no qual eles aprendem a importância de lavar as mãos na prevenção das doenças”, explicou a enfermeira responsável pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Marizete Marcos.

Para o diretor geral da Pró-Saúde, Joaquim Fonseca Júnior, aliar o trabalho de motivação e orientação entre usuários e colaboradores é primordial para o bom atendimento, uma vez que os pacientes podem saber mais do que fazer no ambiente hospitalar e os profissionais serem compreendidos em suas ações. “Queríamos despertar nos usuários o interesse por conhecer melhor como funciona o ambiente hospitalar e assim, saberem os cuidados que precisamos ter para o controle das infecções hospitalares”, destacou o diretor.

Joaquim Fonseca Júnior comentou ainda que o processo a Pró-Saúde tem investido no processo de ensino e aprendizagem, priorizando a capacitação dos seus colaboradores para que assim eles possam sentir-se mais seguros na sua rotina profissional.

Cuidados

O ambiente hospitalar, sem dúvida, é estressante. Os trabalhadores da saúde vivem sob a pressão de agir rapidamente em prol de salvar vidas. Nesta Semana de Enfermagem e Controle de Infecção Hospitalar esses profissionais tiveram direito a uma pausa da sua jornada para em dupla, serem atendidos nos estúdios de beleza e relaxamento montados no Hospital Municipal e na UPA24h Anatólio Dias Carneiro. A idéia foi aprovada pelos profissionais. Segundo a enfermeira Aricélia Silva Borges Carvalho, que foi umas das maquiadoras no evento, foi gratificante poder contribuir com esse momento de reconhecimento dos seus colegas. “Eles entravam ansiosos e saiam com um sorriso no rosto e isso para mim foi especial”, comentou.

A enfermeira Arleth Viana contou que a aceitação das ações foi maravilhosa. “Os nossos usuários elogiaram as nossas profissionais, dizendo que estavam lindas. A avaliação dos nossos pacientes fez com que as nossas técnicas se sentissem melhor. Já os homens aprovaram o relaxamento. A massagem foi um diferencial”, revelou a enfermeira.

Além dos cuidados com o bem-estar dos profissionais, a Semana de Enfermagem e Controle de Infecção Hospitalar contou com várias dinâmicas, nas quais os participantes foram motivados a trabalhar em equipe, a cuidar de si durante suas ações tendo sempre a atenção necessária para evitar acidentes de trabalho e ainda foram motivados. “A nossa intenção foi demonstrar aos nossos enfermeiros e técnicos que juntos, cuidando uns dos outros, podemos melhorar nossa prestação de serviço. Um colaborador satisfeito é sem dúvida um profissional motivado”, explicou a gerente de enfermagem da Pró-Saúde, enfermeira Aracy Barros. (Ascom Pró-Saúde)