Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Pedro Césa

A VIII Tropeada da Integração Nossa Senhora Aparecida 2014 saiu na manhã desta quarta-feira, 28, do município de Pau D’arco com destino à Fazenda Andorinhas, o segundo dos nove pousos previstos no percurso. Os tropeiros percorrerão 305 quilômetros em trilhas nos municípios de Pau D’arco, Arapoema e Araguaína. Com o tema tradicional “O tropeirismo unindo povos e culturas”, o evento encerrará dia 7 de junho.

Na tarde de terça-feira, 27, os tropeiros reuniram-se para o primeiro pouso da trilha. “Serão 12 dias longe da agitação da cidade, percorrendo belas paisagens e confraternizando com os fazendeiros e moradores dessa região”, disse o tropeiro e um dos organizadores do evento João Roberto Barbosa.

A Tropeada da Integração pretende reunir este ano mais de 300 tropeiros.

Homenagem

Em 2014, o homenageado pelo evento é o tropeiro e ex-diretor do SRA Ricardo Santos Pereira, que faleceu no último dia 15 de fevereiro. Amante da tropeada, Ricardo esteve presente nas sete edições do evento, participando das saídas e pousos. “Vamos levar sempre conosco o espírito alegre e companheiro do nosso eterno Ricardão”, falou emocionado o diretor e organizador Renato Ramalho.

Percurso

Os tropeiros pousarão em 8 fazendas até chegar, dia 6 de junho, ao Palácio do Boi, em Araguaína, que será o pouso final. No dia 7, às 7h, seguirá a tradicional marcha dos tropeiros descendo pela contramão da maior avenida comercial da cidade, a Cônego João Lima.

Abaixo, confira as datas e os locais dos pousos:

Dia 27 de maio – Pau D’arco

Dia 28 – Fazenda Andorinha

Dia 29 – Faz. Nossa Senhora Aparecida

Dia 30 – Faz. Santa Tereza

Dia 31 – Faz. JM

Dia 1º de junho – Faz. Boa Vista

Dia 2 – Faz. Som do Berrante

Dia 3 – Faz. Santa Tereza

Dia 4 – Faz. Dona Luzia

Dia 5 – Faz. Degger

Dia 6 – Palácio do Boi

Dia 7 – Chegada em Araguaína (Ascom SRA)