Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

No próximo domingo, 1º, as sedes dos poderes executivo e legislativo serão transferidas para o distrito de Taquaruçu que será capital por um dia. As atividades estão previstas para terem início às 9 horas, na Escola Municipal Crispim Pereira de Alencar.

O prefeito de Palmas, Carlos Amastha, será representado pelo secretário municipal de Segurança, Defesa Civil e Trânsito, Claudemir Portugal. A ausência de Amastha se deve à viagem à Finlândia cujo retorno será no domingo à tarde. Amastha acompanha os educadores municipais que participam da quarta viagem de imersão prevista no Programa de Modernização da Gestão Escolar.

Para o secretário Claudemir Portugal será um momento muito importante para a Capital no ano em que completa 25 anos. “Quero aproveitar e levar uma palavra de agradecimento aquele povo, com mensagem de otimismo e que Taquaruçu seja cada vez promissor e reconhecido não só pelas suas belezas naturais, mas também no contexto político”, disse o secretário.

Capital por um dia

A transferência foi estipulada em homenagem ao Município de Taquaruçu do Porto, pela concessão do seu território para viabilizar a implantação da Capital do Estado.

Como forma de homenagear o lugar, todos os anos Taquaruçu se torna “Capital Por Um Dia”. O evento, que é realizado todo dia 1º de junho de cada ano, respeita o disposto no artigo 3º da Constituição Estadual, onde ficou estabelecido o deslocamento da Capital (Palmas) para o Distrito.

A redação dada pela emenda nº 53 à Lei Orgânica do Município que estabeleceu a “Capital Por Um Dia” em Taquaruçu, foi aprovada pela Câmara Municipal no dia 16 de maio de 2006. Na data da solenidade, 1º de junho de cada ano as sedes dos Poderes Executivo e Legislativo Municipais ficam transferidas para o Distrito.https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif(Secom Palmas)