Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Fundação Cultural de Palmas teve projeto selecionado pela Agência Nacional de Cinema - Ancine, órgão vinculado ao Ministério da Cultura. O projeto, mais especificamente um edital voltado ao apoio da produção audiovisual palmense, terá aporte financeiro total de R$ 1.062.200,00 (um milhão e sessenta e dois mil reais) e os recursos virão do Fundo Municipal de Apoio à Cultura e contará com a suplementação na ordem de R$ 690.000,00 (seiscentos e noventa mil reais) provenientes do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA da Ancine.

A suplementação da Ancine se deu por meio da Chamada Pública nº 01/2014, depois da análise de proposta encaminhada pela Fundação Cultural de Palmas no mês de abril deste ano. A minuta do edital será encaminhada no prazo de 15 dias para Ancine e irá contemplar a produção de filmes longa metragem, curtas metragens (ficção e documentário), produção de piloto de programa de televisão, entre outros.

A previsão é que o edital contendo os critérios para seleção de projetos, valores e prazo para inscrições, seja lançado ainda no terceiro trimestre deste ano.

“A suplementação da Ancine representa o reconhecimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela Fundação Cultural de Palmas e amplia a capacidade de investimento do município ao setor de audiovisual, uma das áreas culturais em franca expansão na Capital”, ressalta o presidente da FCP, Gerson Alves.

Para a conselheira da Câmara de Audiovisual do Conselho Municipal de Políticas Culturais – CMPC, Luciana Pettenon, “a possibilidade de contar com mais recursos para o setor é uma vitória para o audiovisual do Tocantins que só foi possível devido ao trabalho que vem sendo feito da Fundação Cultural de Palmas.” (Secom Palmas)