Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O Partido Progressista Metropolitano cuja presidência cabe ao jovem Tiago Andrino, afirmou por meio de nota nesta sexta-feira, 30, que o “convite à desfiliação do prefeito Carlos Amastha”, feito pelo presidente do Partido, Lázaro Botelho, mostra uma total falta de capacidade na condução de um grande partido. O Diretório Metropolitano lembrou que o PP governa apenas duas capitais no País e afirmou que deposita confiança no Diretório Nacional do partido que, segundo o Diretório, reconhece a importância do PP de Palmas e a liderança do prefeito Amastha.

O PP Metropolitano reafirma ainda que não vai permitir que “manobras autoritárias alijem do processo eleitoral importantes companheiros” que já colocaram seus nomes como pré-candidatos a deputado estadual, federal e inclusive para a majoritária.

Confira abaixo a nota na íntegra

Nota

O Partido Progressista municipal vem a publico trazer seu posicionamento sobre a declaração feita em nota pelo Diretório Regional. O diretório de Palmas surgiu em 2011 por um grupo de homens, mulheres e muitos jovens que, liderados pelo empresário Carlos Amastha buscavam uma alternativa no processo eleitoral da capital. Um projeto pautado essencialmente pela democracia, combate às desigualdades, mais gestão, menos política, foco nas pessoas e, principalmente, o rompimento com as oligarquias, que representam o que há de mais atrasado na nossa politica.

Em 2012 o partido entrou no processo eleitoral consolidado com quase dois mil filiados. Com muita sensibilidade e trabalho conseguimos extrair o sentimento de mudança da população. Dando ao PP de Palmas a oportunidade de fazer uma eleição histórica, com a maior virada eleitoral do Brasil. Confirmando nas urnas o desejo da maioria do Palmenses. Essa vitória na capital contagiou todo o Estado que vem confirmando esse sentimento de mudança. O que arraigou ao partido uma grande unidade em torno dessa vontade. A partir dai a construção de um caminho alternativo também para o estado foi essencial. E o nome de Roberto Pires, como pré-candidato ao governo, conseguiu unificar o PP e conquistar o apoio do PCdoB e PSL. Por este motivo o diretório municipal vê com grande estranheza as declarações do Diretório Estadual.

1 - Primeiro no que essa diretoria entende por “democracia”. O PP metropolitano afirma que nunca houve fórum adequado de debate. “Consultas” feitas pelo presidente do partido não representam a essência da democracia. Uma decisão que define o futuro do estado e o papel partido nessa caminhada é o debate mais importante dentro de uma legenda. E no mínimo deveria haver uma ampla discussão onde todos pudessem convencer e ser convencidos. O que não houve, desrespeitando e ferindo de morte o estatuto do partido progressista.

2 - No momento de preparação das convenções, onde todo o partido busca a construção de uma unidade, não entendemos como a direção segue na contramão desse preceito e antecipa sua decisão sem apresentar sequer um plano de governo e uma estratégia eleitoral clara. Excluindo ainda dessa decisão partidos que estiveram ao lado do PP desde o processo eleitoral de 2012.

3- Importante ressaltar também que nunca houve uma reunião do diretório para discutir a gestão do tempo de TV do partido nem para a utilização do fundo partidário. O que explicita mais uma vez a falta de democracia e transparência do Diretório Estadual.

4 - Ressaltamos que o PP Metropolitano não desqualifica o apoio ao pré-candidato Sandoval Cardoso . Questionamos apenas a forma arbitraria como foi conduzido o processo. Já que o Prefeito Amastha declarou total apoio ao mandato interino de Sandoval, por seu partido não ter nenhum candidato na Eleição Indireta. Mas lembra que isso não significava apoio imediato às eleições de 2014. Para esse processo o PP Metropolitano sempre deixou claro que o partido deveria buscar diálogo com todos os partidos que defendem a reeleição da Presidente Dilma como PROS, PT e PMDB.

5 – O PP Metropolitano diz ainda que o convite à desfiliação do Prefeito Amastha, feito pelo Presidente do Partido, mostra uma total falta de capacidade na condução de um grande partido. Já que o PP governa apenas duas capitais no país. Depositamos então a nossa confiança no Diretório Nacional do partido que reconhece a importância do PP de Palmas e a liderança do Prefeito Amastha, que teve mais de 50 mil votos nas ultimas eleições .

6 – O PP de Palmas e seus filiados se sentiram profundamente desrespeitados por essa nota que trata de forma preconceituosa as nossas lideranças. Felizmente os militantes do PP já possuem forte resistência à esse tipo de postura. Pois na ultima eleição foi justamente contra isso que lutamos. Por fim o PP Metropolitano reafirma que esta com suas bandeiras de pé e não vai permitir que manobras autoritárias alijem do processo eleitoral importantes companheiros que já colocaram seus nomes como pré-candidatos a Deputado Estadual, Federal e inclusive para a majoritária. Situações como esta que enfrentamos agora mostram porquê milhares de brasileiros saíram em manifestação às ruas. Questionando a legitimidade das organizações partidárias, que já não correspondem aos anseios do povo. Por isso aproveitamos essa nota para reafirmar o que há de mais importante: a necessidade de uma ampla Reforma Política no Brasil. Para que as decisões dos partidos não sejam mais negócios de famílias, tomadas dentro de casa. E sim, que sejam debates abertos e de interesse público, em defesa de todas as famílias brasileiras.