Economia

Foto: Divulgação

Com intuito de medir e conhecer o perfil da comercialização de produtos e serviços de Palmas, o Instituto Fecomércio e a Universidade Federal do Tocantins (UFT) realizaram após o Dia das Mães, entre os dias 13 e 16 de maio, a Sondagem de Vendas do Dia das Mães 2014. A pesquisa entrevistou 100 empresas, por meio de um questionário com 16 questões, todas voltadas ao consumo durante o período. 41,2% das pessoas entrevistadas acham que as compras de produtos para presentear as mães esse ano diminuiu. 

Para a Diretora do Instituto Fecomércio, Alexandra Bramatti, esse percentual de queda está proporcional ao índice de aumento. “A queda foi sentida pela maioria dos empresários, porém 39,2% apontaram que obtiveram aumento nas vendas e 15,7% venderam a mesma coisa, ou seja, ainda sim a quantidade de empresas que venderam a mesma coisa ou aumentaram as vendas em 2014 ultrapassa o porcentual dos que afirmam que houve decréscimo nas vendas”, explica. Da amostra analisada que disseram ter tido aumento nas vendas, 40% responderam que o aumento foi entre 6 e 10%.

Os consumidores em geral (52%) usaram como forma de pagamento principal forma de cartão de crédito. Já segundo os empresários, 64,7% afirmaram ter feito promoções e 61,8%, que realizaram alguma ação publicitária. Com relação ao estoque, 56,9% disseram que o seu estoque estava maior para essa data comemorativa do que em 2013. O gasto médio dos consumidores apontado pelos empresários foi acima de R$ 100,00 e 86,3% não contrataram funcionários temporários nesse período.