Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e o Departamento da Atenção Básica através do Núcleo de Educação Permanente - NEP realizará na próxima segunda-feira, dia 02 de junho, uma Oficina de Implantação do e-SUS no Município de Colinas. O evento acontecerá no período das 07h30min ás 11h30min e das 13h30min às 17h30min, Centro de Ensino Médio Presidente Castelo Branco.

O objetivo da oficina é reestruturar o Sistema de Informação da Atenção Básica (Siab), com a finalidade de melhorar a qualidade da informação em saúde e a otimização do seu uso pelos gestores, profissionais de saúde e cidadãos. O evento reunirá médicos, enfermeiros, técnico de enfermagem, assistente administrativo, odontólogos, assistentes de saúde bucal e agentes comunitários de saúde (ACS) do município colinense.

A proposta é reduzir a coleta de dados, garantir a individualização de registro de pacientes e ainda, a melhora no diálogo com familiares do usuário internado. O sistema foi idealizado pelo Ministério para melhorar as notificações relacionadas à Atenção Básica, objetivando consolidar o novo Sistema de Informação (Sisab) em todo o país.

Os facilitadores serão o Coordenador da Saúde Bucal, Frederico Lemos Martins e o Digitador Semusa, Leonídeo Abrante Sarmento, que abordarão: Sistemas E-SUS AB; e-SUS AB CDS: Sistema com Coleta de Dados Simplificada; Cadastro da Atenção Básica; Sistema de Software e-SUS AB CDS; e-SUS AB PEC: Sistema com Prontuário Eletrônico do Cidadão; Prontuário Eletrônico para a Atenção Básica; Sistema de Software e-SUS AB com PEC; Sisab; Sistema com Centralizador do e-SUS AB e Informatização.

Segundo a Chefe do Núcleo de Educação Permanente, Maria Selineide de Souza Rêgo, “Com a oficina, será possível proporcionar aos profissionais a individualização dos dados, permitindo o acompanhamento de cada usuário atendido, assim como a documentação das ações desenvolvidas pelos profissionais da equipe e ainda a integração dos sistemas de informação oficiais na Atenção Básica (AB), bem como a integração desses sistemas com os outros sistemas do SUS o que trará um retorno altamente positivo na prestação dos serviços à comunidade”. (Secom Colinas)