Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Jeeferson Ferrari

Foto: Jeeferson Ferrari

Na noite da última sexta-feira (30), a Fieto – Federação das Indústrias do Tocantins promoveu no salão de eventos The Club, o “Dia do Empresário da Indústria de Gurupi”, quando foram debatidos assuntos de interesse do setor. Na oportunidade, a economista Maria Helena Zockun ministrou palestra com o tema “O Sistema Tributário Brasileiro e seus impactos sobre a competitividade da Indústria”

Representando o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PSB), o secretário municipal de Produção e Cooperativismo, Pedro Dias, destacou as principais ações de sua pasta para o fomento da economia gurupiense e em apoio aos empresários já instalados na cidade e para aqueles que pretendem se instalar.

O secretário lembrou a implantação em Gurupi da Redesim, que é a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, que conta com um sistema integrado que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as Juntas Comerciais do Brasil, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário.

No módulo de orientação, o cidadão terá esclarecidas suas dúvidas em relação à possibilidade. Esse sistema faz a integração de todos os processos dos órgãos e entidades responsáveis pelo registro, inscrição, alteração e baixa das empresas, por meio de uma única entrada de dados e de documentos, acessada via internet. A Redesim, em Gurupi, permite aos usuários também obter informações e orientações pela internet ou de forma presencial, a exemplo do acesso a dados de registro ou inscrição, alteração e baixa de empresários e pessoas jurídicas.

Para Pedro Dias, a administração municipal de Gurupi está adequada aos novos tempos para auxiliar as indústrias na busca de competitividade e no escoamento do que for produzido no município, principalmente, depois que foi inaugurado o Pátio de Cargas da Ferrovia Norte/Sul, que em muito auxiliará na logística. Além disso, uma parceria celebrada com o Governo do Estado vai possibilitar a revitalização do Paig – Parque Agroindustrial de Gurupi.

Outra novidade citada por Pedro Dias e que também chega para fortalecer o setor industrial mo município é a criação do Parque Tecnológico de Gurupi, juntamente com o Sistema Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo.

O secretário também destacou que Gurupi vive hoje um momento muito positivo, propício à chegada de novos empreendimentos e o fortalecimento dos que já estão instalados no município. (Secom Gurupi)