Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A segunda edição do Dia do Empresário realizado na última sexta-feira, 30/05, foi aberta pelo vice-presidente da Federação das Indústrias do Tocantins (Fieto), Carlos Suzana. Representando o presidente Roberto magno Martins Pires, Carlos falou sobre o potencial econômico industrial de Gurupi que concentra hoje o terceiro maior polo de desenvolvimento no Estado. 

"A Fieto luta incansavelmente pela transformação da nossa produção, mas para que seja alcançado o patamar desejável de atividade e geração de empregos, muitos desafios precisam ser superados", disse o vice-presidente, mencionando as dificuldades de logística, burocracia e carga tributária elevada.

Durante o evento, as entidades do Sistema – Fieto, Sesi, Senai e IEL - apresentaram os principais produtos e serviços de cada casa, como também mostraram os investimentos que visam a expansão do atendimento em todo o Estado.

Os impactos do sistema tributário brasileiro na competitividade da indústria foram apresentados pela economista e diretora da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), Maria Helena Zockun. Segundo a palestrante, as empresas se submetem a 3.500 normas tributárias no Brasil e isso é um dos principais fatores que impedem o crescimento. "Estamos perdendo empresas se não nos organizarmos para rever o sistema tributário", alertou a economista.

O empresário Antônio Paulo Martins dono de uma oficina mecânica em Gurupi há dez anos aponta o alto percentual de impostos como impedimento para evolução do próprio negócio. "Eu quero ampliar meu negócio, contratar mais três colaboradores, mas não tenho condições de arcar com a quantidade tributos", lamentou.

O Dia do Empresário da Indústria em Gurupi, organizado pela Fieto, por meio da Unidade de Defesa dos Interesses da Indústria, contou a presença de cerca de 100 empresários. Também prestigiaram o evento, o secretário de produção e desenvolvimento da Prefeitura de Gurupi,  Pedro Dias; o presidente eleito da Fecomércio, Itelvino Pisoni; o presidente da Câmara de Dirigentes Logistas de Gurupi, Elizeu Araújo;  o presidente da Associação Comercial e Industrial de Gurupi (ACIG), Eremilson Leite;  o presidente do Sindicato de Frigoríficos, Oswaldo Stival, além vereadores, presidentes de entidades de classe e gestores do Sistema Fieto. (Ascom Fieto)