Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2013 e não zerou na prova de redação tem até a próxima quarta-feira (04) para se inscrever na edição 2014/2 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e concorrer a mais de 51 mil vagas em cursos de graduação de 67 instituições de ensino superior do país, entre elas 747 vagas na Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Mesmo quem participou do Sisu em edições anteriores e foi selecionado, ou está matriculado em uma instituição de ensino superior pode concorrer nesta edição. A inscrição no Sisu é gratuita e deve ser feita napágina do sistema na internet até as 23h59 do dia 4 de junho de 2014 (Horário de Brasília) com o número de inscrição e a senha no Enem 2013. Caso o candidato não se lembre dessas informações, pode recuperá-las no site do exame.

O Sisu é um sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para participantes do Enem. Ao efetuar sua inscrição no processo seletivo, em etapa única, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisu. O candidato também deve definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência, às vagas reservadas de acordo com a Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas) ou às vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições.

Uma vez por dia, durante o período de inscrição (a partir do segundo dia), o Sisu calcula a nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência. Assim, o candidato pode monitorar sua inscrição e consultar sua classificação parcial no curso escolhido em seu boletim na página do Sisu, e alterar suas opções com base nessa referência de desempenho.

Ao final do período de inscrições o sistema seleciona automaticamente os inscritos mais bem classificados para cada curso, considerando as opções cadastradas pelo candidato na última inscrição confirmada. É divulgada, então, a lista de selecionados, bem como a classificação e o resultado final de cada candidato. Caso a nota do candidato possibilite sua classificação em suas duas opções de vaga, ele será selecionado exclusivamente em sua primeira opção.

Depois disso serão feitas duas chamadas sucessivas. A cada chamada, os candidatos selecionados têm um prazo para efetuar a matrícula na instituição, confirmando dessa forma a ocupação da vaga. Após as chamadas regulares do processo seletivo, o Sisu disponibilizará às instituições participantes uma Lista de Espera a ser utilizada prioritariamente para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas. Para participar da Lista de Espera do Sisu, o candidato deve acessar o seu boletim, na página do Sisu, e manifestar o interesse no prazo especificado no cronograma.

Vestibular 2014/2 da UFT 

No Vestibular 2014/2, a UFT oferta 50% de suas vagas em todos os cursos ao Sisu. Para as demais, 748 em 40 cursos de graduação, os candidatos serão selecionados por meio da tradicional prova de vestibular realizada pela própria Universidade. O edital do Vestibular 2014/2 pode ser consultado no site da Comissão Permanente de Seleção (Copese/UFT). As inscrições para este processo seletivo ocorrem de 10 de junho a 10 de julho, e as provas serão aplicadas nos dias 16 e 17 de agosto. Este será o último Vestibular realizado pela UFT, uma vez que a partir de 2015 a Universidade irá aderir integralmente ao Sisu. Mais informações aqui. (Ascom UFT)