Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Na manhã desta segunda-feira, 02, foi realizada a solenidade de abertura da 7ª Semana de Enfermagem do Centro Universitário Unirg. O evento, que tem como tema "O Protagonismo da Enfermagem no Processo de Cuidar", ocorre durante todo o dia no plenário da Câmera de Vereadores de Gurupi.

Entre os presentes estiveram o presidente da Fundação Unirg, Sávio Barbalho, o reitor, Alexandre Dias, o vice-reitor, Victor de Oliveira, o pró-reitor de graduação e extensão, Jean Carlo Ribeiro, a coordenadora do curso, Nycole Aguiar, a coordenadora de estágio, Marília Pantoja, e a presidente estadual da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn/TO), Josiane Araújo Franco.

Dando início a programação, Sávio Barbalho, enfatizou a importância do enfermeiro e destacou a dificuldade que o profissional tem diante da sobrecarga de trabalho. “Tenho um irmão enfermeiro e acompanho de perto o quanto é difícil a vida do profissional, por ter uma carga-horária tão pesada. É muito importante realizarmos eventos como esse para que haja uma discussão em prol de uma formação técnica, consciente e mais crítica na busca da luta de melhorias da classe”, disse Barbalho.

O reitor ressaltou sua satisfação em ver a participação dos alunos envolvidos em eventos que valorizam o município. “Muito bom ver a integração de todos. O Centro Universitário com seus eventos está assumindo seu devido espaço dentro da sociedade, reunindo profissionais para discutir assuntos críticos, dando continuidade à proposta do Congresso Científico. Ações como essas enriquecem a academia e fortalecem Gurupi, consolidando o papel da Instituição”, avaliou Dias.

A presidente estadual da ABEn, se pronunciou destacando as ações do entidade em benefício dos profissionais. Ela também falou sobre a importância do compromisso social, ético e transformador que contribuíram para o desenvolvimento do País, garantindo melhorias para a saúde. “Cremos que durante esses 75 anos de lutas, nossa missão despertou a discussão da prática no âmbito do Protagonismo da Enfermagem no Processo de Cuidar. Convidamos a todos para participar da entidade, pois somente seremos fortes com a colaboração de todos”, falou Josiane Araújo Franco.

Comemoração

A realização do evento celebra o Dia do Enfermeiro, 12 de maio. Durante a programação haverá mais de 10 palestras, além das apresentações das ligas acadêmicas do curso. Serão realizadas paralelamente ao evento, a 75ª Semana Brasileira de Enfermagem e a 16ª Semana Tocantinense de Enfermagem.

A primeira palestra do dia foi ministrada pela professora do curso, Anandra Pizzolato, que falou sobre o Código de Ética de Enfermagem e Iatrogênias. Na ocasião, ela abordou os erros que causam danos ao paciente quando o profissional descumpre o código  do enfermeiro. “Discutimos as penalidades que o enfermeiro pode sofrer com o processo administrativo, ético ou disciplinar. O objetivo é alertar os acadêmicos para essa situação cotidiana, que pode causar dano ao paciente”, declarou a professora. (Ascom Unirg)