Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Ascom Seder

Durante a programação “Capital por um dia”, em Taquaruçu, foi entregue no domingo, 1º, a horta comunitária do distrito aos 22 horticultores que trabalharão no projeto. A unidade faz parte do Programa Hortas Comunitárias da Prefeitura de Palmas, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder), agora com 18 hortas em funcionamento e mais de 400 famílias beneficiadas. 

O secretário municipal de Segurança, Defesa Civil e Trânsito, Claudemir Portugal, representou o prefeito Carlos Amastha no evento e parabenizou a equipe da Seder e também os horticultores presentes. “É com grande satisfação que vimos em menos de uma semana esta horta se reerguer e uma ação que, aos olhos de muitos, parece pequena, retornar para trazer mais qualidade de vida diretamente para um grupo e indiretamente para toda a nossa comunidade”, afirmou. 

Para o presidente da Câmara de Vereadores, Major Negreiros, a horta vem para dar mais qualidade de vida aos moradores de Taquaruçu. “Este é um projeto que impacta toda a comunidade local. Em breve teremos de volta as verduras fresquinhas e os rostos animados de nossos amigos horticultores que daqui vão retirar um importante reforço para a economia de seus lares”, ressaltou. 

O vereador Marilon Barbosa lembrou aos presentes que é preciso valorizar as pequenas ações pois elas são responsáveis por grandes transformações. “A reabertura da horta, agora atendendo maior número de pessoas, provará com o tempo que é uma ação valorosa. Daqui sairão verduras fresquinhas para nossas mesas e com o dinheiro que os horticultores ganharão melhorias chegarão a todas as famílias, pois é um capital que vai ajudar a fortalecer a economia local, sem dúvidas”, explicou. 

O diretor de Desenvolvimento Rural, Eurijan Martins, falou sobre a importância do programa e sua abrangência em toda a Capital. “As hortas comunitárias enriquecem as localidades onde estão instaladas, ali há a melhora na alimentação, melhora na convivência das pessoas, inserção dos idosos num grupo social, a economia gira e todos saem ganhando”, frisou o diretor, acrescentando que a intenção da Seder é capacitar os horticultores locais para comercializar verduras processadas. 

O senhor João Pinto foi escolhido para ser o coordenador do grupo que atuará na horta. “É um prazer muito grande poder colaborar. Somos gente simples, mas sabemos trabalhar e isto é o que importa. Em breve todos poderão ver os frutos de nossa dedicação”, enfatizou. 

Estavam presentes no evento os vereadores Marreco do Mototáxi, Adão Índio e Folha. Durante a entrega da horta, os horticultores receberam também um kit com ferramentas como carrinho de mão, rastelo, pá de bico, adubos, ureia, composto orgânico, além de sementes de hortaliças como pepino, coentro, alface, abobrinha verde, rúcula, pimentão, couve chinesa, pimenta cumary e cebola de cabeça. 

Saiba mais

Mais de 400 famílias participam do Programa Horta Comunitária em diferentes regiões da Capital. O programa possui funções essenciais, tais como o aumento da oferta de alimentos nutritivos na mesa dessas famílias e a geração de renda com a venda do excedente. 

A seleção dos participantes observa indicadores socioeconômicos e elementos como idade, tendo por isso a participação de muitos idosos no programa, o que o torna um importante fator de inclusão social e terapia ocupacional.https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif (Secom Palmas)