Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Educar o cão não é uma tarefa difícil, basta dedicação. Foi o que ensinou o cabo César Cruz em palestra ministrada, na Pet Shop Ponto Cão, no último fim de semana. Formado em Cinotecnia há quatro anos, cabo Cruz compartilhou conhecimento para cerca de 20 pessoas.

A proprietária da Pet Shop Ponto Cão, empresária Graziella Rodrigues, explicou porque acha importante trazer palestras sobre adestramento aos clientes. “Além do fator curiosidade, essas palestras orientam os donos dos cãezinhos”, disse. “Tem muita gente que ama cachorro, mas não sabe lidar com o comportamento dele. Sabendo lidar, fica ainda mais prazeroso ter ele dentro de casa”, explicou.

Mesmo acostumado a adestrar cachorros grandes, cabo Cruz conduziu a palestra priorizando os de pequeno porte. “Cada cão tem sua peculiaridade. O treinamento difere para cada tipo de animal”, disse. Ele ainda explicou sobre o comportamento do animal de estimação. “O cão pega características do dono, se você é uma pessoa agitada, seu cão pegará traços de sua personalidade”.

O casal de estudantes Izabella Lima e Paulo Henrique Rezende estiveram na palestra e disseram que irão aplicar os aprendizados em casa. “A palestra foi muito boa, principalmente pra quem tem cachorro de raça pequena. É difícil manter a liderança com ele. Por ser pequeno e dócil, acabamos sendo controlados”, comentou Izabella. “A palestra foi válida e levaremos os ensinamentos pra dentro de casa. Aprendemos algumas técnicas e iremos aplicar principalmente a da comida”, disse a estudante que tem problemas com o “Cebolinha”, um shih-tzu que prefere comida humana à ração.