Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Adalberto/Ascom MI

O ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, recebeu em audiência nesta terça-feira, 3, o governador do Tocantins, Sandoval Cardoso (SD). Na oportunidade, segundo informação do setor de imprensa do Ministério, o ministro recomendou agilidade na instalação de cisternas do programa Água para Todos, que está atrasado no Estado. Participaram da audiência o senador Vicentinho Alves (SD), o deputado César Halum (PRB) e o presidente da ATS – Agência Tocantinense de Saneamento, Edmundo Galdino e o coordenador nacional do Programa Água para Todos, do Governo Federal, Marcos Miranda. 

Até agora segundo informações do Ministério só foram instaladas menos de 10% do total de 11.350 cisternas previstas para o Estado. Teixeira também ouviu explicações sobre o incêndio criminoso que destruiu 270 cisternas no município de Taguatinga.

Segundo as informações do Ministério, o governador atribuiu o atraso na instalação das cisternas a problemas técnicos. A instalação não estaria seguindo o modelo padronizado no programa em todo o País, devido a características diferenciadas das moradias do interior do Tocantins.

O teto de palha em muitas moradias impede a coleta de água em calhas, obrigando a construção de uma estrutura de coleta própria sobre a cisterna.

O ministro recomendou que o Estado agilize o programa com os recursos já disponíveis para não prejudicar a população que depende dessa ajuda para enfrentar os rigores da seca. O período mais crítico da seca ocorre nos meses de agosto e setembro.

O governador reafirmou o compromisso de concluir a instalação das cisternas em todo o Estado até dezembro de 2014 e disse que as investigações do incêndio estão avançadas e a Polícia Civil deve concluir o inquérito em alguns dias.

O principal suspeito já está preso por ordem judicial. Agora são apuradas as circunstâncias e a motivação do crime. Teixeira acionou a Polícia Federal para acompanhar as investigações.

Substituição de Madeira

Segundo informações da assessoria do governador, a gestão estadual estava com dificuldade de cobrar a instalação por parte da empresa licitada, em razão do tipo de madeira definida no plano de trabalho. Sandoval pediu ao ministro que autorizasse utilizar a madeira espécie eucalipto, fácil de adquirir com rapidez, e foi autorizado, conseguindo assim, agilizar o processo, segundo sua assessoria. 

O governador já agendou para a próxima quinta-feira, 5, ir ao município de Silvanópolis acompanhar de perto a instalação das cisternas e vai também, na mesma data, ao local onde ocorreu o incêndio criminoso de 260 cisternas, em Taguatinga.

A madeira era um problema para efetivar a instalação das cisternas por ser o material eficaz para a base de sustentação das cisternas. “Nós vamos enfrentar e encontrar solução para todos os problemas que tivermos. O que importa é levar o benefício ao cidadão, a cada tocantinense. O período de seca está chegando e não podemos deixar essas famílias sem as cisternas”, disse Sandoval Cardoso.

O ministro disse que não há problema na substituição da espécie da madeira para a instalação das cisternas e garantiu autorizar mediante documento oficial. “Hoje mesmo estaremos atendendo o pedido do governador Sandoval Cardoso, visto que há uma urgência para a instalação e também que o Tocantins tem o diferencial da estiagem que começa neste período do ano”, assegurou. (Da redação com informações Assegov e Ministério da Integração)