Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

A terceira e última etapa do Mutirão dos Juizados, que analisou processos do Juizado Especial Cível da região norte de Palmas, entre os dias 26 e 30 de maio, repetiu o êxito das unidades Central, Sul e Taquaralto, fechando com praticamente 100% de efetivação. Das 160 audiências designadas, foram realizadas 158, sendo que apenas duas não ocorreram por ausência das partes. A mobilização envolveu os juízes do Núcleo de Apoio às Comarcas - Nacom, Rodrigo da Silva Perez Araújo e Gerson Fernandes Azevedo.

Cada magistrado realizou em média 16 audiências por dia de mobilização, proferindo no total 144 sentenças, 12 despachos e duas decisões. O trabalho beneficiou quem aguardava o agendamento de processos para a realização de audiências. É o caso de Arlene Rodrigues Araújo, "graças a Deus que adiantou, não tinha nem previsão para a minha audiência, estou feliz e espero sair com um bom resultado", disse a jurisdicionada.

O juiz auxiliar do Nacom, Gerson Azevedo, ressaltou a importância da ação. “O Mutirão serve para dar agilidade na tramitação de processos, o que vai ao encontro com um dos objetivos do Núcleo de Apoio às Comarcas, que é de auxiliar as unidades com problemas de vazão a julgar muitos processos em um curto espaço de tempo”. 

A concentração das ações ocorreu na sede do Juizado Especial Cível e Criminal Norte, localizado na quadra 303 Norte, Av. LO-10, lote 27.  A juíza Flávia Afini Bovo, uma das coordenadoras do Mutirão e gestora da Meta 2 do Conselho Nacional de Justiça, avalia positivamente os números da última etapa  do Mutirão. “Alcançamos o mesmo êxito das edições anteriores com números muito expressivos. Alcançamos o objetivo principal de desafogar a pauta dos juizados da Capital e com isso contribuímos com a melhoria da prestação jurisdicional”.

Balanço 

O Mutirão dos Juizados Especiais de Palmas foi iniciado no dia 22 de abril, analisando processos sem previsão de julgamento e aqueles agendados para o início de 2015. A primeira etapa do Mutirão ocorreu nos juizados especiais Cível da Região Central e Cível da Região Sul de Palmas, totalizando 226 audiências, sendo 187 sentenças de mérito. Na segunda etapa, o Mutirão concentrou seus esforços no juizado Especial Cível de Taquaralto, onde foram realizadas 300 audiências, das 310 designadas, e proferidas 268 sentenças.