Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Ascom Sebrae Prefeitos vencedores do prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor Prefeitos vencedores do prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor
  • Empresário Adailton Fonseca, Laurez Moreira e secretário de Produção e Desenvolvimento Pedro Dias
  •  Laurez Moreira ao lado do Ministro de Estado-Chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos

Na noite desta última terça-feira, 03, em Brasília, o prefeito Laurez Moreira (PSB) foi o grande vencedor da oitava edição Nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE), na categoria de Novos Projetos. A solenidade aconteceu na sede nacional do Sebrae e contou com a presença de autoridades e personalidades de várias partes do País.

A cidade de Gurupi venceu com o projeto Criação do Sistema Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo. Trata-se de uma estratégia da administração municipal indutora do desenvolvimento econômico e social no âmbito local-regional do sul do Tocantins, onde apoia a consolidação das incubadoras de base biotecnológicas.

Esse projeto já havia vencido a etapa estadual do prêmio, quando concorreu com 42 projetos inscritos, dos quais, 35 foram habilitados a concorrer ao prêmio na edição nacional em seis categorias: Melhor Projeto Estadual, Lei Geral Implementada, Compras Governamentais, Desburocratização, Pequenos Negócios no Campo e Novos Projetos. 

No total, mais de 7 mil inscrições de projetos foram realizadas para o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, sendo que 1.300 foram classificados com 123 prefeitos disputando nacionalmente, em seis categorias.

Essa é a primeira vez que uma cidade do Tocantins é premiada com o prêmio. Para o prefeito Laurez Moreira essa premiação é o reconhecimento ao trabalho sério de políticas públicas já desenvolvidas no município. “Estamos felizes com mais esta conquista. Este prêmio é o reconhecimento da nossa gestão, afinal, estamos implantando uma nova forma de administrar o bem público. Tudo está sendo feito com responsabilidade e pensando no cidadão gurupiense de hoje e do futuro”, ressaltou o prefeito Laurez.

O presidente do Sebrae nacional, Luiz Barreto, disse que os projetos apresentados significam, desenvolvimento econômico e geração de emprego. 

A superintendente do Sebrae no Tocantins, Márcia Rodrigues, afirmou que a premiação do prefeito Laurez Moreira também é uma grande conquista, por entender que é a concretização de um sonho, resultado de planejamento vem mostrar que o Tocantins é capaz de muitas conquistas nacionais.

O projeto Criação do Sistema Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo, foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Produção Cooperativismo de Gurupi, em parceira com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Centro Universitário Unirg. 

Também presente na solenidade em Brasília, o secretário de Produção e Cooperativismo de Gurupi, Pedro Dias, disse que a conquista desse importante prêmio é a prova inequívoca de que, quando sair do papel, o projeto será um sucesso. (Secom Gurupi)