Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou na tarde desta última segunda-feira, 9, o relatório dos exames realizados na “Carreta da Saúde da Mulher", equipamento móvel que realizou exames de mamografia, ultrassonografia e prevenção de câncer uterino em Tocantinópolis. Do dia 05 a 30 de maio foram realizados 3.238 exames preventivos, um marco para a saúde local.

Com iniciativa do Prefeito Fabion Gomes juntamente com a secretária de municipal de Saúde, Maria da Conceição Farias, as mulheres do município de Tocantinópolis puderam ter a oportunidade de realizar gratuitamente os exames de prevenção uterina mamografia e ultrassonografia da mama.

Com isso, pode-se concluir, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMUS), um aumento no índice de prevenção à detecção de morbidades ontológicas, mastológicas e ginecológicas. Ressalta-se a importância desta ação para atuação na prevenção secundária e os esforços da Prefeitura Municipal de Tocantinópolis em trazer a “Carreta da Saúde da Mulher” para atender a demanda do município. 

A secretária municipal de Saúde, Conceição Farias ressalta também que o trabalho realizado na unidade móvel tem fundamental importância quando o assunto é saúde da mulher. “Muitas mulheres que fizeram exames na carreta tinham realizado há muitos anos e outras nunca tinham feito. Os atendimentos realizados puderam por meio da “Carreta” fazer a prevenção, alertar e ao mesmo tempo atrair o público feminino, que consequentemente superou as nossas expectativas, como também atingiu o objetivo proposto pelo Ministério da Saúde, do qual é prevenir e cuidar da saúde da mulher usuária do SUS com, eficácia, agilidade e principalmente com respeito”, enfatiza.

Registros de exames

Nos dias de atendimento a “Carreta” ficou em frente à Catedral de Tocantinópolis. Durante esses dias foram realizados 1.130 (mil cento e trinta) exames de prevenção. 967 (novecentos e sessenta e sete) exames de ultrassonografia e 1.151 exames de mamografia, um total de 3.238 (três mil duzentos e trinta e oito) exames. Superando as estimativas, que eram de 950 (novecentos e cinquenta) por cada exame. (AscomTocantinópolis)