Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Um dos alimentos mais ricos em nutrientes, considerado nobre e indispensável para a saúde do homem tem sua data figurada no calendário. Dia 24 de junho é comemorado o Dia Internacional do Leite. E pensando no incentivo à produção, qualidade, enriquecimento e valorização comercial, a Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) está com programação especial para esta data.

Uma semana antes do Dia Internacional do Leite, a Seagro receberá produtores do segmento, para o Dia Especial do Leite que acontecerá na sexta-feira, dia 13, na Fazenda Água Boa, município de Santa Tereza do Tocantins, a 41 km de Palmas. O evento começa a partir das 9h e reunirá produtores de leite da região, profissionais do meio e representantes da categoria. Durante a ocasião, serão apresentadas palestras relacionadas à recuperação de pastagens, melhoramento genético dos rebanhos, inserção da agricultura familiar na cadeia produtiva do leite, dentre outros temas que favorecem a produção no Estado.

No dia 24 de junho, também será realizado um Dia Especial do Leite no município de Paraíso do Tocantins, a 60 Km de Palmas, com uma programação completa para atrair principalmente os produtores tocantinenses. Para o secretário da Agricultura e Pecuária, Júnior Marzola, os eventos buscam incentivar este público com informações ideais para as boas práticas de produção. “Além do objetivo de aumentar a produção de leite no Tocantins, a Seagro também se preocupa em incentivar esta produção com qualidade, já que o mercado cresce de forma satisfatória”, finaliza Vasconcelos.

Entrega de Tanques

Outra ação do Governo do Estado, por meio da Seagro, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para incentivar o setor leiteiro é a entrega de 45 tanques para armazenamento de leite nas regiões de Araguaína, Barrolândia, Guaraí e Paraíso, sendo estas, as regiões mais produtivas do Tocantins. Os tanques, que ficarão instalados em locais estratégicos de cada região, facilitarão o acesso e a praticidade para os produtores locais.

Dados

Em 2013, a Seagro retomou a Câmara Setorial do Leite com a participação de 25 instituições, trazendo mais fortalecimento para esta cadeia produtiva. O Tocantins através da produção de várias instituições mostra crescimento positivo, com 280 milhões de litros de leite produzidos ao ano. (Ascom/Seagro)