Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Valério Zelaya

Foto: Valério Zelaya

A Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Trânsito terá atuação intensificada para coibir os abusos no trânsito durante eventuais comemorações em Palmas, após os jogos do Brasil na Copa do Mundo Fifa 2014. Para isso os agentes da Superintendência de Trânsito irão desenvolver ações de conscientização, com campanhas e interferências nos locais de maior concentração de torcedores.

Em alguns locais os telões instalados nos bares serão usados como canais de comunicação para que seja levada a mensagem de que bebida e volante não combinam, além disso, o grupo teatral irá interagir com os torcedores com brincadeiras e ao mesmo tempo buscando chamar a atenção sobre a lei seca em vigor. 

Segundo o superintendente de Trânsito, Alexandre Guerreiro, o trabalho dos agentes não é para inibir a aglomeração de pessoas em vias, mas para colaborar para o fluxo do trânsito e evitar embriaguês ao volante. Dados apontam que 80% dos acidentes estão relacionados com a influência de álcool e velocidade além do permitido principalmente nas vias urbanas. “Nós vamos para as ruas, aproveitaremos o momento para apresentar a campanha e a nossa maior preocupação e a bebida e a velocidade”, disse Guerreiro.

Além da campanha, uma das orientações é evitar que pessoas sejam transportadas na carroceria ou com parte do corpo para fora dos veículos. Sendo que os condutores que adotar estas posturas estão passíveis à aplicação de multas consideradas gravíssimas com perda de sete pontos na carteira e o valor a ser desembolsado é de R$ 191,00.

Dicas de segurança

Recomenda-se que, além da orientação de beber com moderação e, tendo ingerido álcool, não dirigir veículo, é necessário que os torcedores tomem alguns cuidados como:

- Evitar uso de jóias e objetos de valor;

- Procurar estacionar o veículo, se a noite, em local iluminado e movimentado;

- Trancar o veículo, acionando alarme, caso possua;

- Travar o guidão da motocicleta;

- Não deixar objetos que chamem a atenção (bolsas, carteiras, celulares, aparelhos eletrônicos e outros) expostos no interior do veículo;

- Ter cautela com crianças em grandes aglomerações e cuidado com o manuseio de fogos de artifícios;

- Em caso de emergência, solicite ajuda direta dos agentes e policial militar no local ou acione a Polícia Militar por meio do telefone 190. (Secom Palmas)