Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Wellington Antenor

A sede da Procuradoria da República no município de Gurupi (PRM-Gurupi) foi inaugurada nesta última terça-feira, 10, em solenidade com presença de autoridades locais e federais, que puderam conhecer as modernas instalações do prédio que abrigará inicialmente um procurador da República e quatro servidores efetivos. Em 700 m2, a sede da mais nova unidade do Ministério Público Federal (MPF) no Tocantins deve receber mais um procurador e outros servidores já em 2015.

O evento contou com presença de representantes de instituições locais e federais, como Incra, Polícia Militar do Tocantins, Ibama, INSS, Secretaria de Segurança Pública do Tocantins, Promotoria de Justiça de Gurupi (MP/TO), Justiça Eleitoral, Defensoria Pública do Estado do Tocantins, Universidade Federal do Tocantins, Fundação Unirg,  Ministério Público do Trabalho, Tribunal de Contas da União, Receita Federal e Conselho Indigenista Missionário.

Participaram da composição da mesa o procurador-chefe da República no Tocantins, João Gabriel Moraiz de Queiroz, o procurador da República lotado em Gurupi, Walter José Mathias Júnior, a procuradora geral de Justiça, Rosanna Medeiros Albuquerque, representando o governador Sandoval Cardoso, o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, o juiz federal José Gutemberg de Barros, representando a diretora da Seção Judiciária do Tocantins, Denisa Dias Drummond, o superintendente da Polícia Federal, Robinson Fuchs Brasilino, o presidente da Câmara de Vereadores de Gurupi, José Carlos Ribeiro da Silva, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Gurupi, Albery César de Oliveira.

Em seu pronunciamento, João Gabriel Morais de Queiroz ressaltou que a inauguração da PRM era um imperativo de Justiça, fundamental para o pleno exercício da cidadania não apenas dos gurupienses, mas de todos os cidadãos do sul e sudeste do Tocantins. “Embora esteja situada em Gurupi, a PRM estende sua atuação por 35 municípios da região”.

O procurador lotado em Gurupi, Walter José Mathias Júnior, destacou  que a estrutura da PRM-Gurupi foi pensada para realizar o atendimento ao público com acessibilidade, rapidez e eficiência. “Realizaremos uma fiscalização firme e um monitoramento constante da implementação dos direitos, da proteção ao meio ambiente e do regular emprego dos recursos públicos”, disse.

Laurez Moreira, prefeito de Gurupi, ressaltou a importância da instalação do Ministério Público Federal na cidade, que já é referência nas regiões sul e sudeste do Tocantins em diversos aspectos, como educação, saúde e acesso a serviços.

A PRM-Gurupi foi criada em 7 de fevereiro de 2013, por meio da Portaria PGR/MPF nº 40/2013, e acompanha a expansão da Justiça Federal para o interior do país. Funcionou provisoriamente nas instalações da Procuradoria da República no Tocantins, em Palmas, até que as adequações fossem concluídas.

Sua abrangências inclui os municípios de inclui os municípios de Aliança do Tocantins, Almas, Alvorada, Araguaçu, Arraias, Aurora do Tocantins, Cariri do Tocantins, Chapada de Natividade, Combinado, Conceição do Tocantins, Crixás do Tocantins, Dianópolis, Dueré, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Jaú do Tocantins, Lavandeira, Natividade, Novo Alegre, Novo Jardim, Palmeirópolis, Paranã, Peixe, Ponte Alta do Bom Jesus, Porto Alegre do Tocantins, Rio da Conceição, Sandolândia, Santa Rosa do Tocantins, São Salvador do Tocantins, São Valério da Natividade, Sucupira, Taguatinga, Taipas do Tocantins e Talismã. (Ascom MPF)