Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Para comemorar seus 10 anos de atividades, o grupo brasiliense Teatro do Concreto, por meio do patrocínio do Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2013/2014, realizará pela primeira vez temporadas de seu espetáculo Diário do Maldito na capital tocantinense, no dia 25 de junho. A peça permanece em cartaz até o dia 29 de junho, sempre às 20h, no Teatro Sesc Palmas. A primeira sessão será para alunos de escolas públicas e, nos outros dias, o espetáculo será aberto para o público em geral com entrada franca. A peça é indicada para maiores de 18 anos.

No dia 25 de junho, será o momento da Sessão Cabeça Feita que tem o objetivo de contribuir para a formação de espectadores com uma proposta pedagógica com estudantes da rede pública. Em Palmas, com o apoio da Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Tocantins, os convidados serão os alunos da Educação de Jovens e Adultos da Escola São José localizada na 1106 sul que contarão, além de uma sessão do espetáculo exclusiva, com debate com os artistas. Para esta sessão “cabeça feita” serão convidados também estudantes e professores universitários da área de artes e afins. 

O projeto de circulação “Diário do Maldito – Rota Norte”, parte do desejo de expandir as possibilidades de intercâmbio e a divulgação de uma produção marcada pela contínua pesquisa de linguagem.

O Teatro do Concreto contribui com a renovação da linguagem cênica, fortalecendo o teatro de grupo e influenciando artistas e projetos em diversas áreas das artes. Com uma trajetória que acumula oito espetáculos e três publicações, que se destacam na cena regional e nacional e também fora do país, levam este coletivo de artistas a ser reconhecido como um dos mais importantes grupos de teatro brasileiros.

Diário do Maldito

Diário do Maldito tem construído uma carreira significativa desde sua estreia em novembro de 2006 na Oficina do Perdiz, um espaço alternativo em Brasília. Além do Distrito Federal, a peça já foi apresentada nos estados de AP, GO, MG, MS, MT e SP e vista por cerca de 4 mil pessoas. O espetáculo, fruto de dois anos de pesquisas, é uma homenagem ao dramaturgo Plínio Marcos, um dos maiores expoentes da dramaturgia nacional, que incorporou o tema da marginalidade na cena brasileira em textos de temática social contundente. Na sua obra, os “marginais” são retratados como gente na boca de cena, com direito a vez e voz. A opção em falar da “banda podre do mundo” o tornou conhecido como o “autor maldito” do teatro brasileiro - jargão que nunca o incomodou - já que reconhecia na vida dos excluídos a extensão de sua própria vida e a matéria prima para as suas histórias e personagens.

O resultado da intensa investigação acerca da vida e obra do teatrólogo resultou num espetáculo contagiante, que ressalta aspectos multiculturais do povo brasileiro. Em 2010, a peça integrou a lista publicada pelo jornal Correio Braziliense com os 50 espetáculos que marcaram a história de Brasília. A obra e a vida de Plínio Marcos não são o texto oficial de Diário do Maldito, mas um pretexto para construir, com o público, um diálogo vivo sobre o homem, a função da arte e o papel do artista contemporâneo.

Sinopse

O público é recebido num bar onde conhece diversas histórias e personagens que descrevem a trajetória divertida e comovente de um Poeta que sempre dedicou sua obra à denúncia social, mas, que agora, pensa em parar de criar. Inconformados com a situação, seus personagens invadem a cena para cobrá-lo.

Apoios Locais em Palmas

Em Palmas, o Teatro do Concreto também conta com apoios locais do Sesc Tocantins, Universidade Federal do Tocantins, Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Tocantins, Grupo Quartetto, Ecotrilha Taquaruçu e Espiral Consultoria e Instrutoria e conta com produção local e assessoria de imprensa local de Lorena Dias. (Ascom Sesc)