Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Manoel Lima

O Colégio Estadual São José, em Palmas, promoveu manhã cultural nesta terça-feira, 17, com sessão de autógrafos dos livros “Escritores da Alvorada” e “O Tocantins é assim... Mitos e lendas”, escritos por estudantes da unidade. Ao todo, 60 alunos participaram do projeto com produção de textos e edição das obras. 

Um deles é estudante da Educação de Jovens e Adultos, Valdemar Tabanez, que trabalha como operador de máquinas. Ele passou 26 anos fora da escola e, como sempre cultivou o sonho de um dia escrever um livro, resolveu voltar à sala de aula. “Aqui é uma porta aberta para a realização do meu sonho. A professora nos incentivou a escrever, e me senti tão seguro que criei histórias. Agora, planejo produzir um livro próprio com contos diversos”, frisou.

A estudante Jeovanna Emilly Almeida Dantas, 14 anos, também se emocionou ao ver seu texto publicado. “Escrevi um conto e aprendi muito com isso, tive que pesquisar, que fazer correções, que ler mais e isso me ajudou no estudo e compreensão da Língua Portuguesa”, afirmou.

Para a pedagoga da Coordenadoria de Educação Básica, Luciana Moreira, que representou a secretária de Estado da Educação e Cultura, Adriana Aguiar, no evento, a qualidade do material produzido pelos alunos reforça a importância das ações de envolvimento dos alunos nas escolas. “Fiquei encantada com as fábulas, a riqueza de detalhes e a leveza do texto. Este é um trabalho de valor”, ressaltou.

Famílias envolvidas

Os pais de Kohalue de Oliveira Karajá foram prestigiar o filho no lançamento dos livros. O estudante indígena teve três histórias publicadas na obra ‘O Tocantins é assim... Mitos e lendas’. Para o pai do aluno escritor, a partir da participação do filho no livro ele também ficou motivado a escrever uma obra sobre as lendas do povo Karajá. “Esse é um trabalho importante, no sentido de resgatar nossa cultura, que temos o costume de repassar oralmente, agora, temos a oportunidade de escrever”, afirmou Kohalue Karajá.

“Para mim, escrever sobre a cultura do meu povo é motivo de orgulho, compartilhar essas lendas”, complementou o estudante.

Luana Oliveira, 15 anos, também levou a mãe para a sessão de autógrafos. Segundo a estudante, ela não imaginava ser capaz de escrever um conto e, principalmente, tê-lo publicado em um livro. “A professora me inspirou a escrever, compartilhando conosco seus contos. Este é um momento de muita emoção”, disse.

Para comemorar a conquista da filha, a mãe de Luana, Cleude Oliveira, declamou duas poesias em homenagem aos escritores durante a solenidade de lançamento das obras. “Sempre admirei os grandes escritores como Machado de Assis, um dia pensei sobre o que eles utilizaram para expressarem seus talentos, apenas de papel e lápis, coisas que eu tinha em casa e daí em diante passei a escrever poemas”, explicou.

Sobre o projeto

As duas obras literárias fazem parte do projeto “Escritores da Alvorada”, que tem a finalidade de despertar nos estudantes o gosto pela leitura e fomentar a produção textual. “Este é um momento de grandeza. É a culminância de trabalhos árduos, mas que trouxeram nova realidade para os alunos que nesses dois anos participaram integralmente do projeto”, explicou a professora de Língua Portuguesa Deise Raquel Cardoso Alves, autora do projeto.

Para a diretora da escola, Janice Kissner Ferreira da Silva, o envolvimento dos alunos e professores contribuiu para o resultado do projeto. “Temos que valorizar os educadores que têm dedicação, força de vontade e apoiar iniciativas como essa”, frisou. (Ascom Seduc)