Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Enéas Correa da Silva

Foto: Enéas Correa da Silva

Após reclamações de alguns moradores de Palmeirópolis do Tocantins sobre o lixão o céu aberto do município. A Prefeitura da cidade justificou-se em nota que está buscando atender as necessidades dentro da realidade do município e que o incêndio mostrado em fotos foram incêndios criminosos. A Prefeitura ainda justifica que o trator mencionado por moradores está trabalhando na compactação e cobertura do lixo com terra.

Ainda segundo nota, o aterro é vistoriado regularmente. Quanto a questão de colocar fogo em todo lixo, ao invés de aterrar, a Prefeitura justifica que criminosos colocam fogo e que está tomando providências.

Confira abaixo a nota da Prefeitura na íntegra. 

Nota a Imprensa

Sobre a matéria veiculada em um site de noticias, a respeito do aterro sanitário de Palmeirópolis, a Prefeitura está buscando atender as necessidades dentro da realidade do município. O aterro é vistoriado regularmente pelos órgãos competentes. A prefeitura criou a Subsecretaria municipal de Recursos Hídricos Meio Ambiente objetivando cuidar e proteger a área ambiental.

Quanto ao trator de esteiras que foi mencionado na matéria ele existe sim e está trabalhando, já foi varias vezes ao aterro sanitário para fazer a compactação e cobertura do lixo com terra.   

Sobre o incêndio no aterro sanitário a prefeitura já está tomando as devidas providências e inclusive registrou um boletim de ocorrências (BO Nº 095/2014) e abriu processo administrativo para resolver esta situação. O que está havendo no momento é incêndios criminosos como esse onde um cidadão palmeiropolense fez algumas fotos e postou em redes sociais.

O Aterro Sanitário de Palmeirópolis iniciou seu processo de licenciamento ambiental junto ao Naturatins no ano de 2004 através do relatório técnico no 4480/2012, do Naturatins, onde o município solicitou uma vistoria nos locais escolhidos para servir como aterro sanitário, com data de 02 de agosto de 2012.

Foi emitido um parecer técnico no 3941/2012, autorizando a Licença de Instalação do Aterro Sanitário. O parecer técnico no 3941/2012, autorizou a emissão da Licença de Instalação do Aterro Sanitário.

Após o cumprimento de todas as solicitações do Naturatins, o aterro sanitário recebeu a LO - licença de operação SIGA válida até 02 de agosto de 2018.

Objetivos Ambiental do governo do Município de Palmeirópolis

A prefeitura por meio da Subsecretaria de Recursos Hídricos e meio Ambiente está desenvolvendo trabalhos voltados para a preservação do meio ambiente prova disso é a distribuição de mais de 5 mil mudas nativas e frutíferas para a comunidade, além da revitalização de avenidas. Outra alternativa é o envolvimento de crianças e adolescentes na preservação ambiental através do esporte “pedalada ecológica” realizada em junho 2014, Onde mais de 60 jovens e crianças pedalaram 18km mata adentro.

Ainda preocupada com a preservação ambiental a prefeitura em um ato de coragem do atual gestor transformou um antigo lixão, em uma pista para a pratica de esportes radical. Tudo isso pensando na qualidade de vida da população Palmeiropolense.

Prefeitura de Palmeirópolis-To