Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Leila Mel

A primeira dama do Estado, Marcela Cardoso, esteve em Araguaína na última sexta-feira, dia 27, sendo acompanhada do prefeito Ronaldo Dimas e da primeira dama, Nil Dimas. A agenda da esposa do atual governador, Sandoval Cardoso, incluía a passagem por importantes projetos sociais desenvolvidas na cidade. O roteiro de visitas teve início na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e finalizou em uma rádio educativa da cidade. 

O cronograma da visita de Marcela Cardoso começou por volta das 13 horas, quando ela, o prefeito e a primeira dama do município, bem como as demais autoridades municipais, estaduais e federais, foram recebidos por um grupo de diretores de escolas estaduais na sede recreativa da AABB. De mesa em mesa, Marcela Cardoso cumprimentou os mais de 60 gestores e, em uma grande confraternização, almoçou ao lado dos servidores públicos. 

Apoio

Em seu discurso a primeira dama Marcela agradeceu ao prefeito Ronaldo Dimas pela parceira e convênios firmados com o governo do Estado, lembrou quando conheceu o atual governador, da vida difícil na zona rural e que uma de suas grandes paixões é o trabalho social. Colocando-se na posição de servidora pública, ela falou também que, juntamente com seu esposo, respeita o que foi realizado no passado, querem escrever uma nova história e que pretende mudar as coisas que não deram certo.

Por fim, reafirmou que o Palácio Araguaia está de portas abertas para a população de Araguaína e disse que o governo está de mãos dadas com todos os municípios tocantinenses.

Acolhimento

Depois da solenidade que abriu a agenda, por volta das 14 horas, a primeira dama do Tocantins, Marcela Cardoso, juntamente com Nil Dimas e demais autoridades, visitaram a Casa de Acolhimento Ana Caroline Tenório. No local, Marcela cumprimentou e ouviu os cuidadores e a equipe técnica multiprofissional, parabenizou o trabalho feito no intuito de resgatar a cidadania e tirou fotos com todas as crianças e servidores. “Trouxemos a Marcela para que ela possa ver de perto a realidade de nossas ações sociais”, explicou a primeira dama de Araguaína, Nil Dimas. 

Forró

Por volta das 15 horas, ao sair da Casa de Apoio, as duas primeiras damas seguiram para o Centro de Convivência do Idoso, que atende uma média de 350 pessoas de idade durante a semana. Os idosos lotavam o salão ao som do forró pé-de-serra. Logo na entrada, Seu Nelson Manuel, de 83 anos, chamou a primeira dama do Estado para dançar. Quem também dançou o autêntico forró foi a secretária de Trabalho e Ação Social, Cleomar Ribeiro, e Nil Dimas. O forró fez parte da programação do Arraiá da 3ª idade. No palco do salão, Nil destacou sua parcela de contribuição em ajudar o prefeito Ronaldo Dimas e falou também que todas as vezes que visita o Centro de Convivência é incendiada pela alegria contagiante e experiência dos idosos. 

Fazendo uso da palavra, a primeira dama do Tocantins disse estar encantada com a animação e a jovialidade dos idosos e deixou claro que tem muito a aprender com eles. Ela lembrou também que é do tempo em que filhos pediam bênçãos para os pais e que a tradição é abençoada por Deus. Em seguida, pediu apoio de todos que estavam no forró e assegurou que Sandoval Cardoso acredita no Tocantins.

Para Marcela Cardoso, a visita foi uma oportunidade de firmar novas parcerias. “Tenho tentado ajudar o Sandoval na área social, pois, independente de política esse trabalho voltado para comunidades em vulnerabilidade, que é minha missão de vida. Eu não poderia deixar de vir para cumprir a agenda no social, conhecer algumas instituições que trabalham com crianças e idosos, dar nosso abraço e conhecer a realidade pra que possamos, num futuro próximo, andarmos de mãos dadas e quem sabe construir um novo diálogo de caminhada no social do Tocantins”.

Idosos

Logo depois, às 16 horas, Marcela Cardoso e Nil Dimas visitaram a Casa do Idoso Sagrado Coração de Jesus, onde ouviram, conversaram, abraçaram e se emocionaram com vários idosos que moram no projeto social orionita, grupo ligado à Igreja Católica. A Casa conta com um total de 36 idosos atendidos, distribuídos em sete alojamentos masculinos e seis femininos. Todos visitados pelas primeiras damas. Após deixar a casa, Marcela Cardoso concedeu entrevista ao locutor Pedro Quaresma nos estúdios da Rádio Terra FM, onde falou dos projetos e metas da atual gestão, encerrando, por volta das 17 horas, sua a visita à capital econômica do Estado. 

A secretária municipal de Trabalho e Ação Social, Cleomar Ribeiro, avaliou como importante que o governo do Estado saiba quais projetos são desenvolvidos em Araguaína. “A presença da primeira dama vem fortalecer nossa parceria, para que possamos ajudar cada vez mais as pessoas que realmente precisam” pontuou, acrescentando que quem ganha nessa parceria é a população araguainense. “Araguaína é um compromisso de todos nós. Temos certeza que o Estado também está imbuído nesse compromisso”, finalizou Cleomar. (Ascom Araguaína)