Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Joatan Silva

Foto: Joatan Silva

Com investimento de mais de R$ 10 milhões, o secretário da Agricultura e Pecuária, Júnior Marzola lançou nesta quinta-feira, dia 03, o Programa de Incentivo à Produção de Hortifruti no Estado - ‘Campo Forte, Mesa Farta’, em coletiva de imprensa. O Programa irá atender com distribuição de kits e capacitações de 750 produtores, gerar 1.200 empregos diretos e beneficiar mais de 800 mil tocantinenses.

Uma parceria da Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seagro), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e prefeituras municipais, o ‘Campo Forte, Mesa Farta’ tem o objetivo de reduzir o déficit de produtos hortifruti, fomentando a produção nas regiões de Palmas, Gurupi e Araguaína, abrangendo 39 municípios tocantinenses. Terão prioridade as famílias com perfil para agricultura familiar e produtores rurais que já tenham posse da terra. “Cada beneficiário receberá uma unidade de cada um dos cinco tipos de kits que serão distribuídos, que são: kit horta em estufa, kit de cultivo a céu aberto, kit milho verde, kit citrus e kit citrus e maracujá”, explicou o diretor de Fomento a Agropecuária da Seagro, José Américo Vasconcelos.

Os agricultores beneficiados também participarão de capacitações, por meio das Unidades regionais do Ruraltins, com foco para a gestão eficiente de empreendimentos. Já para aumentar a conscientização da comunidade sobre o consumo regular de hortifruti, serão ministradas palestras e oficinas nas escolas da rede estadual e municipal, incentivando também a implantação de hortas escolares.

“Essa é uma ótima ação do governo, estamos precisando desse tipo de iniciativa” declarou a presidente da Associação Morro Grande do município de Goianorte localizado a 241 km de Palmas, Josiane da Silva, que representa 38 famílias. 

Para o secretário da Agricultura e Pecuária, Júnior Marzola, esta iniciativa é uma oportunidade excelente para o produtor aumentar a renda no campo e melhorar a sua qualidade de vida. “Vamos incentivar o consumo de frutas e hortaliças, com o aumento da oferta de produtos saudáveis a preços acessíveis. Além disso, haverá uma inclusão produtiva das famílias de pequenos e médios produtores rurais destas regiões”, afirmou o secretário.

Dados

O Programa ‘Campo Forte, Mesa Farta’ pretende fomentar o aumento da área plantada de hortifruti de 468,08 ha para 2.207,71 hectares, em um período de quatro anos. Desta forma, a produção deve saltar de 6.408 toneladas para 32.941 toneladas ao ano, um crescimento de 414%. (Ascom Seagro)