Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

“Ao ingressar na Polícia Militar do Estado do Tocantins, prometo regular a minha conduta pelos preceitos da moral, cumprir rigorosamente as ordens das autoridades a que estiver subordinado e dedicar-me inteiramente ao serviço policial militar, à manutenção da ordem pública e à segurança da comunidade, mesmo com o sacrifício da própria vida”. E foi firmando este compromisso que 420 alunos-soldados se tornaram policiais militares no decorrer desta semana. As formaturas ocorreram em Gurupi, na última quarta-feira, 2, quando 71 soldados se formaram; em Araguaína, na quinta-feira, 3, com 77 soldados; e em Palmas, nesta manhã de sexta-feira, 4, onde 272 novos militares ingressaram oficialmente na corporação.

Conforme o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Luís Claudio Gonçalves Benício, os 139 municípios tocantinenses contarão com a presença desses novos policiais. “Esses policiais serão distribuídos para todas as unidades de grande porte e, a partir de lá, serão passados para os destacamentos, de forma que as 139 cidades serão contempladas com policiais”. Coronel Benício afirmou que nenhum policial trabalhará em atividades administrativas. “Nenhum soldado ficará em atividades administrativas. Todos serão empregados nas atividades operacionais e estarão nas ruas das 139 cidades”, ressaltou.

Na cerimônia de formatura desta sexta-feira, no Quartel do Comando Geral, em Palmas, o vice-governador Tom Lyra representou o governador Sandoval Cardoso e destacou que a população irá receber policias preparados. “Com certeza a população recebe PMs preparados, bem treinados e qualificados para fazer os serviços que são outorgados. Essa é uma polícia cativante, honesta e laboriosa”, frisou.

A soldado Kivia Vieira, 21 anos, enfatizou a emoção de estar se formando. “É muito gratificante pertencer a esta honrosa corporação. Essa formatura foi à conquista de um sonho. Tivemos instrutores bastante capacitados, que nos auxiliaram o tempo inteiro e hoje é só comemorar a realização de um sonho de vida”, disse.

Após passar por seis etapas do concurso, o soldado Igor Lopes Falcão falou sobre sua trajetória para se tornar policial militar. “Passamos por seis etapas muito difíceis e complicadas. Mais de 30 mil candidatos concorreram na primeira fase do concurso e estar aqui, hoje, entre os 420 policiais é, sem dúvida, a realização de um grande sonho. Estamos preparados para servir a população tocantinense, pois fomos bem treinados e preparados”, afirma Falcão

Concurso

O concurso para Soldado do Quadro de Praças Policiais Militares do Estado do Tocantins foi realizado em seis etapas com prova objetiva, exame de capacidade física, avaliação psicológica, exames médicos, investigação de vida pregressa e curso de formação de soldados. Sendo que esta última etapa do certame teve carga horária de 800 horas/aula, divididas em 29 disciplinas práticas e teóricas.

Atuação

A missão da Polícia Militar é a preservação da ordem pública e, para isso, a corporação trabalha de forma preventiva para inibir o cometimento da infração penal, através de patrulhamentos, rondas, abordagens a pessoas e a veículos. O comandante ressaltou ainda que quando ocorre a quebra da ordem ou o crime, a polícia militar passa a atuar repressivamente com a realização de prisões, detenções, buscas, condução e apresentação dos criminosos às autoridades policiais. No Tocantins, são 4.208 policiais militares efetivos que distribuídos em oito batalhões, seis companhias independentes, além de das unidades ambiental e operações especiais para atenderem os 139 municípios tocantinenses. (ATN)