Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Violas do Mundo e Direção de Atores para o Cinema são os temas dos workshops da Mostra Cultural do Sesc – Aldeia Jiquitaia. Os cursos de curta duração serão ministrados, respectivamente, por Fernando Deghi (SP) e Leonardo Braga (DF). As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas.

O workshop Violas do Mundo vai tratar das origens, modelos, afinações, tocadores, Lutheria (instrumento de estudo e de concerto) e outros assuntos do universo da viola. A reunião será no dia 29 de julho, das 9h às 12h, na Escola Sesc de Música. As inscrições serão feitas por ordem de chegada e serão disponibilizadas 30 vagas. Podem participar instrumentistas interessados e público em geral.

Já as inscrições para o workshop de Direção de Atores para o Cinema, que será ministrada por Leonardo Braga (DF), devem ser feitas até o dia 18 de julho pelo e-mail cinemapalmas@sescto.com.br (solicitar a ficha de inscrição).

O curso teórico-prático trata da direção de atores no contexto cinematográfico, e será embasada na análise teórica do papel do ator no processo criativo fílmico, da escrita à encenação e exercícios práticos de atuação. As aulas serão expositivas, com exibição e análise de trechos de filmes, e aulas-práticas, com aplicação de exercícios de interpretação e filmagens de cenas.

Podem participar diretores de cinema, preparadores de elenco, atores e profissionais da área interessados em investigar as relações entre direção cinematográfica e atuação. As aulas serão nos dias 26 de julho (Sábado, das 13h às 16h30) e 27 de julho (Domingo, das 13h às 18h30). 

Aldeia Jiquitaia

A Mostra Cultural do Sesc – Aldeia Jiquitaia, que está na sétima edição, faz parte de uma séria de “Aldeias” espalhadas pelo Brasil. A iniciativa visa oportunizar espaço para o debate, fruição, reflexão e experimentação de arte e cultura. A Mostra será realizada entre os dias 22 a 30 de julho, no Centro de Atividades do Sesc Palmas e a entrada é gratuita. Mais informações no link: http://issuu.com/sesc-totocantins/docs/livreto_-_aldeia_2014_80f2313115678a (Ascom Sesc)