Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Emerson da Silva

Foto: Emerson da Silva

Em seu segundo final de semana de agenda praiana, Araguanã, um dos mais belos cenários para o visitante conhecer na região do Vale dos Grandes Rios, a 454 km de Palmas, traz a cantora Morena Reis para apresentação na Praia da Ilha Grande. Na divisa com o Estado do Pará, a cidade teve sua oferta de leitos aumentada em 30%, segundo informa a secretária de Turismo, Mauriene Sousa Almeida, e está finalizando a montagem de estrutura na praia para receber em torno de 10 mil pessoas semanalmente. Isto sem contabilizar os frequentadores da Praia do Escapole e outras, que montam acampamento para toda a Temporada de veraneio.

Neste recanto, bem próximo de Araguaína e da BR 153, a natureza está plena de vigor às margens do rio Araguaia, com margens preservadas, areias bem alvas e águas limpas e mornas. Estas são razões que determinam a presença de turistas como Daiane Teixeira Porto, Gestora Empresarial residente em Goiânia. Solteira, vem sempre a Araguanã no mês de julho, onde tem familiares.  Considera a praia  “aconchegante” e ressalta: “não tem mosquitos e águas sujas como em locais de Goiás”. A programação é muito boa e a praia tranquila, completa a visitante.

São 13 barracas destinadas a restaurantes e bares, banheiros químicos, palco montado no centro da praia e área para camping. A segurança é feita por equipe do Corpo de Bombeiros e estão na linha de frente também a Saúde e a Polícia Militar, instaladas em tendas de apoio. Uma frota de barcos “voadeiras” das duas Associações de Araguanã, transporta por 6 reais o visitante, somente  ida, até a praia. O barqueiro José Joaquim dos Santos é um dos 35 associados da Transaraguaia e está neste ofício desde 1997. Faturou na Temporada de 2013 em torno de 12 mil reais, que beneficiaram sua família com reforma e ampliação de casa e aquisição de eletrodomésticos. Sua expectativa é de repetir o sucesso dos anos anteriores, “pois é muito esperado por nossas famílias”, diz.

A tranquilidade e beleza das praias de Araguanã atraem turistas do DF, Goiás, Espírito Santo e Pará, além dos tocantinenses, diz a secretária Mauriene. Para ganhar uma renda extra familiar dona Maria Cleimar de Almeida e seu esposo estão há 20 anos trabalhando na Temporada de Praias de Araguanã. Já fazem parte da Associação de Barraqueiros com a barraca Dois Irmãos e são recompensados no final com ganho de mais de 3,5 reais. A senhora, de rosto jovial e braços fortes, oferece desde a panelada e o chambari tradicionais, a variedade de peixes como o tucunaré, piau, tambaqui e o fidalgo, em porções servidas com farofa e salada, ao preço variando de 35,00 a 60,00.

Programação

12.07- Garota Verão Araguanã e show com Morena Reis e DJ

19.07- Shows com Paula e Poliana, Mariozan Rocha e DJ

26.07- Apresentação de dança e show com Banda Batidão e DJ

02.08- Show com Garota Bandida e DJ (Com informações Adtur)