Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Tudo começou com a travessia de pessoas entre as duas margens de um belo rio, o Rio Tocantins. Pessoas que buscavam por novas oportunidades e por esperança. Assim nasceu Porto Nacional, um povoado forte, bem estruturado e que cresceu com a determinação de sua população.

Porto Nacional tem um belo passado de conquistas. A cidade possui um centro histórico que conta parte delas, e a Prefeitura tem um cuidado especial com o local. Recentemente ele foi revitalizado para que essa história continue sendo contada ano após ano.

Dia 13 de Julho é o aniversário da cidade. Para o presente e para o futuro, a Prefeitura de Porto Nacional  está trabalhando para que a cidade mantenha-se em crescimento acelerado. De um ano e meio pra cá, foi a cidade que mais cresceu, com um índice 20% acima da média. Foi também a cidade que mais gerou emprego segundo pesquisa divulgada na revista Exame.

Em 2014, a cidade está voltada para novas oportunidades. Estão sendo instaladas cinco novas indústrias: Esmagadora de Soja, Petrobras, Shell, Bunge e Cargil. Na educação, escolas da rede pública estão sendo reformadas, como a Escola Chico Mendes e a Escola Municipal Divino Espírito Santo. Outras, estão sendo ampliadas. Sessenta e quatro novas salas de aula estão sendo construídas. Uma superescola de Tempo Integral para 1,5 mil alunos também está prestes a ser entregue. Na moradia, serão entregues quinhentas unidades habitacionais e na saúde, seis novas unidades de pronto-atendimento.

Estão sendo construídos duzentos mil metros de asfalto e doze quilômetros de drenagem pela cidade. Entre as ruas beneficiadas estão a rua Dr. Francisco Ayres, a avenida das nações, o setor aeroporto, entre outros. Através do Programa Pró-Rodovias, foram recuperadas as rodovias entre Palmas e Porto Nacional e entre Porto e Fátima num total de 121 quilômetros. Foram construídas as rodovias que ligam Luzimangues a Porto. Foi reconstruída a Ponte Água Suja.

O projeto de construção da ponte no Lago foi aprovado, assim como o prolongamento da orla de Porto Nacional. Luzimangues ganhou uma subprefeitura e uma bela praia.

A Prefeitura iniciou a reforma do Mercado Municipal e o Centro de Convenções foi entregue. O carnaval de Porto Nacional continua sendo o maior do Estado.

Tudo isso está acontecendo esse ano em Porto Nacional. Ainda tem muito mais a ser feito, segundo o prefeito Otoniel Andrade. Estão sendo abertos novos caminhos no campo e na cidade.

Porto Nacional comemora 153 anos e está crescendo como nunca.