Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação
  • Coronel Erli Lemes- foto Elson Caldas

Com a criação do 2° Batalhão de Bombeiro Militar do Estado, com sede em Araguaína, já publicada em Diário Oficial do Estado, o Tocantins vai garantir a ampliação do atendimento prestado pela corporação à sociedade. O 2º Batalhão vai abranger as seguintes unidades: 1ª Companhia do Bombeiro Militar de Araguaína, que já está em pleno funcionamento; a 2ª Companhia, no município de Colinas do Tocantins; e a 3ª Companhia, em Araguatins. Essas duas últimas unidades estão em processo de estudo e implantação e vão atender à região norte do Estado. 

De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Erli Lemes, a proximidade do Batalhão das unidades vai trazer melhoria ao trabalho desenvolvido na região. “O Batalhão é uma unidade administrativa que tem autonomia do trabalho desenvolvido pelos Bombeiros e, até então, Palmas era responsável por todo o Estado. Com essa mudança, Araguaína passa a coordenar as decisões de Colinas e Araguatins, atendendo de forma mais imediata a população”, disse. 

A medida irá ampliar o atendimento prestado pelo Corpo de Bombeiros com as novas unidades, em Colinas do Tocantins e Araguatins, que ainda estão em fase de negociação. No caso de Araguatins, já foi assinado com a prefeitura um termo de parceria para construção. A medida também contemplará a região com o aumento de efetivo. “O efetivo está em estudo. De acordo com que formos instalando as unidades, isso vai se efetivando, de acordo com a disponibilidade administrativa. Já temos pessoal em formação”, ressaltou.

Conforme o comandante do 2° Batalhão de Bombeiro, coronel Peterson Ornelas, assim que a formatura dos novos soldados for concluída, eles já passarão a atuar na região. “Nossa equipe atuará diretamente nos municípios de Araguatins e Colinas, com as atividades básicas e na fiscalização de obras comerciais. Estamos aguardando a formatura dos novos soldados, que acontecerá no mês de agosto”, disse.   

Os futuros bombeiros que integrarão a unidades do 2° Batalhão foram aprovados no concurso realizado no final de 2013 e que oferecia 100 vagas, dividas em 90 para o sexo masculino e 10 para o feminino. Os aprovados já estão nas etapas finas do concurso, de um total de seis, e após concluí-las tomarão posse no cargo de soldado.

Benefícios

De acordo com Peterson Ornelas a região também será beneficiada com a aquisição de novos equipamentos para as unidades que compõem o 2° Batalhão. “Já foram destinados para Araguína viatura, uma escada mecânica, uma ABTF [Auto Bomba Tanque Florestal], e para Colinas e Araguatins, assim que as unidades estiverem implantadas, serão enviadas uma caminhonete, uma ABTF e uma ABSR [Auto Bomba Salvamento Resgate], ressaltou.

Ainda segundo o comandante do 2° Batalhão, com a medida de criação do novo batalhão, o atendimento será ampliado para toda a região do Bico do Papagaio. “Com a descentralização de Palmas, estamos mais próximos dos municípios dessa região e o tempo de resposta às demandas da população será minimizado e assim levaremos o serviço de forma mais satisfatória”, destacou. (ATN)