Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

O governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), e a Embrapa Floresta, promovem de 15 a 17, em Paraíso do Tocantins, o curso de formação continuada sobre a cadeia produtiva da Heveicultura (seringueira).

Ao todo, 15 técnicos do órgão participam da capacitação que tem como objetivo promover o aperfeiçoamento no cultivo da seringueira para prestação de serviços de assistência técnica e extensão rural de qualidade à agricultura familiar.

De acordo com Milene Magalhães, engenheira agrônoma do Ruraltins, a capacitação é uma ação necessária e urgente, devido ao grande crescimento das florestas plantadas no Estado. Ainda conforme a engenheira, esse crescimento é alavancado pela chegada de grandes empresas do setor, somando a isso, a disponibilidade de linhas de crédito específicas, a exemplo do Programa ABC – Agricultura de Baixo Carbono e o Ecoseringueira.

“No Tocantins, a cultura da seringueira quintuplicou em menos de 10 anos, e isso vem contribuindo para a geração de emprego e renda no campo. No entanto, cabe destacar que os heveicultores, em sua maioria, são pequenos produtores, daí a importância do Ruraltins intensificar a capacitação de seus técnicos extensionistas, para que, desta forma, a assistência aos produtores possa ser de qualidade”, acrescentou.

O curso, que acontece no auditório da IFTO de Paraíso, terá como enfoque as principais dificuldades e entraves para a implantação e estabelecimento da cultura da seringueira no Tocantins.

Além dos técnicos do Ruraltins, participam também profissionais da iniciativa privada, ligados a empresas de planejamento agropecuário, e analistas de crédito dos agentes financeiros do Estado. 

São parceiros na realização do evento a Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Sebrae – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

Heveicultura

De acordo com dados do Incaper – Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural, a seringueira (Hevea brasiliensis) é a principal fonte de borracha natural produzida no mundo, matéria-prima utilizada no transporte, na indústria, em material bélico, entre outros setores. Cerca de 50 mil produtos disponíveis no mercado são derivados da borracha. (Ascom/Ruraltins)