Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Antonio Gonçalves

Para repassar mais informações sobre a funcionalidade do novo sistema de Nota Fiscal Eletrônica, em funcionamento a partir de 1º de agosto deste ano, a Secretaria de Finanças (Sefin), em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Palmas, Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa) e Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Tocantins (Sescap) e do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-TO), promoveu, na manhã desta terça,15, um encontro com empresários e contadores para mostrar as novidades da tecnologia. Cerca de trezentas pessoas atenderam ao chamado dos organizadores do evento.

Durante toda a manhã desta terça, foi apresentado o funcionamento prático do programa, bem como os prazos para cadastramento e as formas corretas de preenchimento da nota dentro do sistema eletrônico. A nova ferramenta faz parte dos anseios de modernização  de toda classe empresarial, de contadores, contabilistas e prestadores de serviços de Palmas.

Para o secretário de Finanças, Claudio Schüller,  o Município vem sempre buscando firmar parcerias de forma a criar meios que facilitem o trabalho do empresariado, contadores e prestadores de serviços. “Este sistema nasceu de uma reivindicação desses setores que têm grande força no aspecto econômico e promoção do desenvolvimento da cidade”, lembrou.

A Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (NFS-e) é o documento emitido e armazenado eletronicamente em sistema próprio da Prefeitura de Palmas, que objetiva registrar as operações relativas à prestação de serviços e materializar os fatos geradores do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), por meio de registro eletrônico das prestações de serviços sujeitas à tributação desse imposto.

Agregar valor

“Diante do que já entendo sobre a nova forma, este sistema vai revolucionar a forma de trabalho, um sistema diferenciado que  vai dá mais agilidade para não haver congestionamento na hora de preenchimento da Nota”, disse o presidente da CDL, Davi Golveia .

O presidente da Acipa, Fabiano do Vale, também vê com otimismo a entrada do novo sistema. “Sem dúvida, este é o primeiro contato, ao longo do tempo vamos nos acostumando com a nova forma de trabalho, precisamos nos a adaptar com a série de vantagens que vai ter a rapidez, a economia de papel nas empresas, então vai ser algo que vai agregar valor em tudo que vamos fazer”, ressaltou.  

Este é o terceiro encontro realizado pela Sefin que vem buscando informar aos profissionais e empresários sobre a nova forma de aquisição da Nota, e para o secretário executivo da Pasta, João Marciano, as parcerias estão sendo positivas e todos os setores estão sendo envolvidos.  “Estamos percebendo que os empresários e os contadores estão vendo com bons olhos e estão dando atenção à chegada do novo sistema”, enfatizou.

De acordo com o presidente do Sescap, Ademar Andrade, o novo sistema apresenta um grande avanço para o setor por ser padrão nacional. “É um desejo de todos nos. É por aí mesmo, a Prefeitura está de parabéns nos colocando num mundo moderno, onde as tomadas de decisões têm que ser rápidas, e os empresários têm que tomar conhecimento dessas evoluções”, disse.