Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Emerson Silva

A Praia do Rio do Sono, em Pedro Afonso, está com um dos melhores projetos de praia nesta Temporada 2014, feito sob medida para agradar e proporcionar lazer aos que a escolhem. Sua estrutura foi montada em 30 mil m², atendendo todas as faixas etárias e oferece brinquedoteca e cinema infantil, boate, academia ao ar livre, sete restaurantes, doze lanchonetes e dez bares, shows variados, torneios esportivos e mais a facilidade de internet wi-fi e sinal de todas as operadoras. Uma loja de artesanato completa a cesta de lazer com peças confeccionadas por artesãos das associações do município e regional.

Para o turista aventureiro, tem área de camping e banheiros permanentes e na degustação um leque de pratos à base principalmente de peixes, no alto do cardápio, o tucunaré frito, servido em porções com farofa e salada. Para os fiéis à carne bovina, tem barraca servindo espetão de picanha, para duas e quatro pessoas. As águas do rio do Sono são frias e correntes e atraem grupos do Pará, de Goiás e do Maranhão, e  de cidades do interior do Tocantins, além da capital.

O prefeito Jairo Mariano afirma que nesta Temporada o sucesso será traduzido com a presença de 140 mil turistas, sua meta para superar a de 2013, de 110 mil pessoas. De acordo com a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Rosângela Aparecida de Oliveira, nos dois últimos finais de semana de funcionamento da praia, a bilheteria registrou 30 mil turistas. E com o apoio do Governo do Estado, a praia do rio do Sono está bem sinalizada, com comunicação visual padronizada que, de longe, orienta os visitantes a encontrar o que procuram.

Barracas institucionais de serviços estão na praia abrigando as corporações da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros além da Saúde e Naturatins. A Marinha também dá sua parceria para a segurança dos banhistas. Nesta Temporada de Praias Pedro Afonso terá reforço extra em sua economia com a realização da Exposição Agropecuária no mês de julho, que nunca havia acontecido. E o sinal é que não se encontra hospedagem nos diversos hotéis e pousadas, muitas vezes o visitante se deslocando para as cidades circunvizinhas como Guaraí, Tupirama e Bom Jesus.

Histórico Cultural

Com 167 anos, a cidade de Pedro Afonso tem cultura e história para o visitante conhecer com atrações importantes como ruas de arquitetura colonial bem preservadas, igrejas, conventos e colégios do final do século dezenove, quando foi fundada em função do porto fluvial com a rota de comércio até Belém do Pará. E a vizinha cidade de Tupirama completa o roteiro turístico, bastando atravessar o rio Tocantins e visita-la.

 Atrações da Praia Rio Sono 2014

 20 de julho – Show Babado Novo - praia do rio sono

 25 de julho – Eduardo Melo - praia do rio sono

 26 de julho – Selva Branca - praia do rio sono

 27 de julho – Kuarto de Empregada -praia do rio sono (Ascom Adtur)