Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Fernando Alves

Foto: Fernando Alves

A caravana de agentes ambientais que vão participar da segunda edição do projeto Rondon Tur Ambiental já está na estrada. Acadêmicos, professores e servidores públicos da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) partiram nessa sexta-feira, 18, para as praias tocantinenses onde vão desenvolver atividades de educação e conscientização ambiental nessa temporada de férias.

De acordo com o coordenador de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), Hider Cordeiro, 300 agentes ambientais foram capacitados para abordar os praistas durante essa temporada e fazer o trabalho de sensibilização ambiental com a comunidade.

O estudante de engenharia ambiental da UFT, Tales Pereira, vai trabalhar na praia de Araguacema e participa pela segunda vez do projeto. Para ele, é uma oportunidade de colocar em prática os conceitos de educação ambiental estudados na faculdade. “É um grande aprendizado para os estudantes, pois temos a oportunidade interagir com as pessoas, passar os nossos conhecimentos e também aprender com elas. Além disso, atingimos não só a comunidade local como também os turistas que vêm de outros estados”, ressalta.

O Rondon Tur Ambiental acontece nos fins de semana do período de 18 de julho a 3 de agosto. Ao todo serão dez praias atendidas nos municípios de Araguacema, Caseara, Pedro Afonso, Tocantinópolis, Peixe, Paranã, Araguanã, Babaçulândia, Porto Nacional e Araguatins. Dentre as atividades previstas estão diálogo com a comunidade, entrega de material educativo, gincana ambiental com as crianças, plantio de árvores, coleta de material reciclável e teatro ambiental, entre outras.

Rondon Tur Ambiental

É um projeto de educação ambiental da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), com foco na limpeza das praias e proteção das águas do Tocantins. A iniciativa conta com apoio de cerca de 300 estudantes e professores da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). A primeira edição do RondonTur Ambiental, realizada em 2013, sensibilizou cerca de 30 mil usuários de praias.

O Rondon Tur Ambiental foi inspirado no famoso projeto Rondon, no qual estudantes universitários trabalham voluntariamente com diversos projetos de extensão voltados para comunidade carentes no interior do País. (Ascom Semades)