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Economia

Foto: Márcio Vieira O lavrador Manoel Santana esteve no stand da AEM/TO e disse que as orientações vão mudar seu comportamento O lavrador Manoel Santana esteve no stand da AEM/TO e disse que as orientações vão mudar seu comportamento
  • Parrião Júnior presidente da AEM/TO - Foto Márcio Vieira

Consumidores que passaram pela Avenida Tocantins, em Taquaralto, nesta quarta-feira, 23, receberam orientações da Agência Estadual de Metrologia do Tocantins (AEM/TO) sobre produtos certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e como podem se proteger em casos da identificação de produtos que não foram aprovados.  O evento, que levou o nome de “AEM em Ação”, contou com um stand para divulgar as ações da Agência, com o objetivo de mostrar a presença do órgão junto à sociedade tocantinense com os trabalhos de fiscalização, certificação de produtos e de orientação ao consumidor.

Além da presença dos técnicos do órgão, que passaram orientações para quem passava pelo stand, foram distribuídos materiais informativos nos principais ponto comerciais da Avenida Tocantins e para a população em geral que passava pelo local, mostrando como o consumidor deve se proteger de produtos não aprovados pelo AEM/TO, aqueles que não têm o selo do Inmetro.

De acordo com o presidente da AEM/TO, Parrião Júnior, a ação tem como objetivo fomentar a garantia dos direitos do consumidor tocantinense. “É um anseio da comunidade conhecer o trabalho da Agência Estadual de Metrologia para que elas possam garantir seus direitos. E e hoje também distribuímos material educativo no comercio  para que o comerciante tenha conhecimento das regras do Inmetro para atender melhor ao cidadão de Palmas e de todo o Tocantins”, disse.

O técnico Jales Almeida destacou as principais orientações que o órgão levou para a população. “Estamos apresentando alguns equipamentos de fiscalização de massa, na área da saúde, na área do trânsito, com relação a instrumentos, produtos pré-medidos e qualidade, que levam em consideração a segurança e saúde do consumidor e preservação do meio ambiente”, ressaltou.

Umas das mais recentes bancadas de fiscalização implementada na AEM/TO é de medidor de energia. O consumidor que se sentir lesado na conta de energia elétrica, pode procurar o órgão, por meio da Ouvidoria Geral do Estado, pelo número 162, ou se dirigir diretamente a sede da instituição, localizada na Avenida Theotônio Segurado.

Orientações

Para o lavrador Manoel Ribeiro Santana, que esteve no stand da AEM/TO, as orientações que recebeu vão mudar seu comportamento na hora de adquirir um produto. “De agora para frente eu vou observar mais os produtos para ver as suas qualidades, para ver se está com o peso adequado. Antes eu não tinha esses cuidados”, afirmou.

Já a dona de casa Sandra Lúcia destacou que o evento foi de fundamental importância e veio reforçar o que ela já tem o hábito de fazer. “Eu já tenho o cuidado de ver se tem o selo do Inmetro, se tem garantia e se tem segurança. Se não tiver, eu não compro. Essas atividades que estão sendo realizadas aqui são boas para que outras pessoas possam fazer como eu faço”, destacou.

A autônoma Raimunda Nonato Vieira Santos também destacou a importância das orientações para o consumidor. “A gente nunca tem o costume de verificar bem as características dos produtos.  Na maioria das vezes, nos preocupamos mais com o preço do que com a qualidade e, com essas orientações, ficamos mais atentos na hora de fazer as compras”, afirmou.

Agência Estadual de Metrologia

Atuando no Estado desde 1999, a AEM/TO é um órgão delegado do Inmetro, vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Inovação (Sedecti). É responsável por desenvolver ações e estratégias sobre licenciamento, certificação, verificação e fiscalização nas áreas de metrologia e avaliação da conformidade, levando-se em conta a inovação e a tecnologia dos bens e serviços.