Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Pedro César

O Rotary Club de Araguaína, pertencente ao distrito rotário 4.530, empossou o novo Conselho Diretor para o biênio 2014/2015 durante solenidade no espaço de eventos da Tchê Churrascaria. A cerimônia de transmissão de cargo marcou a posse do presidente Ronaldo de Assis Carvalho, que assume o lugar de Ronan Pinho Nunes Garcia (2013/2014).

Com o lema “Faça o Rotary Brilhar”, a nova diretoria dará seguimento aos trabalhos humanitários e educacionais, promovidos pelo Rotary Club de Araguaína desde 1975. Na oportunidade, o empresário Ronaldo de Assis ressaltou que a principal meta da nova gestão será “fazer o Rotary brilhar em nossa cidade, com ações e projetos sociais, nos quais estarão engajados todos os rotarianos e amigos do Rotary, imbuídos no único objetivo de ‘Dar de si antes de pensar em si’”.

Ainda durante a solenidade, o advogado e professor Ronan Garcia apresentou aos presentes o balanço das ações em sua gestão, que tinha como lema “Viver Rotary, transformar vidas”. “Foram anos bastante proveitosos, com muitas atividades voltadas ao reconhecimento do mérito profissional, como o Evento Mulher Destaque 2013 e atividades voltadas à comunidade, como a entrega de 100 filtros a famílias carentes de nossa cidade, sem falar em outros inúmeros projetos envolvendo jovens, adultos e idosos”, pontuou o ex-presidente.

A posse teve a benção do padre Eduardo Cecatto Caliman, seguido do momento de intercâmbio e a transmissão oficial do cargo de presidente e a posse do Conselho Diretivo.

Os convidados também acompanharam o momento da troca de flâmulas, com participação das intercambistas Vibe e Claire, representando o Rotary Club de Thorager, na Dinamarca, e o Rotary Club de Minoqcua dos Estados Unidos da América, e um vídeo da intercambista araguainense na Alemanha, Juliana Vieira Caixeta.

Nova diretoria

Junto ao presidente Ronaldo de Assis, assumiram o Conselho Diretivo a vice-presidente, Marilene Rodrigues de Carvalho; a Secretária, Érica Amélia Vieira Caixeta; o Tesoureiro, Alberto Sousa Brito; o Diretor de Protocolo, Roger Sousa Kuhn e as comissões, representadas pelos companheiros Denilson da Silva (Administração do Clube), Manoel de Assis Silva (Imagem Pública), José Hilário Rodrigues (Desenvolvimento do Quadro Associativo), Antônia Lopes Gonçalves (Projetos/Prestação de Serviços), Elizangela Silva de Sousa Moura (Novas Gerações) e Renato Antônio Campos Freire (Oficial de Intercâmbio).

Título Companheiro Paul Harris

A certificação é um reconhecimento outorgado pela Fundação Rotária para qualquer pessoa que faça uma doação espontânea de U$ 1.000,00 (mil dólares) com o intuito de contribuir com os trabalhos da fundação.

Neste ano, o empresário Manoel de Assis Silva e o radialista Carlos Alberto Carneiro da Silva (Beto Parente) foram contemplados com o título Companheiro Paul Harris. Na ocasião, Manoel recebeu sua primeira Safira, que corresponde à segunda doação à Fundação Rotária.

No universo rotariano, é costume disseminar que cada doador é responsável por prevenir a Poliomielite em cerca de 2000 crianças em qualquer parte do mundo. As vacinas contra a doença são adquiridas com os recursos da doação. A erradicação da Poliomielite no mundo todo é um dos maiores programas liderado pelo Rotary Internacional.  

Participações

Estiveram presentes na cerimônia de posse o comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar em Araguaína, o Major Júlio Manoel da Silva Neto, o governador assistente do Distrito Rotário 4.530, jurisdição Goiás, Tocantins e Distrito Federal, no biênio 2014/2015, Marcos Zingler Winkelmann, a presidente do Lions Clube de Araguaína, Alessandra Machado Xavier de Oliveira Moutinho, e o presidente do Rotary Club de Colinas, Pedro Alves Chaves, acompanhado de sua esposa Maria Conceição Coelho Chaves. 

Rotary Araguaína 

Fundado em 14 de maio de 1975, inicialmente o Rotary Club de Araguaína congregava apenas homens em seu quadro social. Contudo, no ano 2000, mulheres foram aceitas como membros e o clube ganhou o incremento das associadas da Casa da Amizade.

Este nova fase do Rotary reativou antigos projetos como o evento “Mulher Destaque”, cuja primeira edição foi em 1995 e homenageia as profissionais da cidade a cada dois anos. Já o “Profissionais do Ano”, também a cada dois anos, premia os destaques profissionais entre os homens de Araguaína.

Todos os anos, o Rotary Club de Araguaína promove ações humanitárias e educacionais como a arrecadação de cestas básicas para famílias carentes com a realização do almoço solidário, em parceria com APAE e HSBC; palestras vocacionais de formação profissional nas escolas da rede estadual; distribuição de filtros em setores carente da cidade com palestras educativas de higienização da água; festival do chope com a finalidade de arrecadar fundos para Fundação Rotária em prol da campanha contra Pólio; bazar de roupas seminovas e utensílios para o lar em bairros carentes da cidade; execuções de projetos para doação de equipamentos e apoio ao Banco de Leite Humano em parceria com o Hospital Dom Orione, destinado a promover o estímulo ao aleitamento materno; entre outros.