Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Jeeferson Ferrari

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, entregou na manhã desta quinta-feira (31), 377 Carteiras  do Idoso, durante solenidade realizada no Centro Cultural Mauro Cunha  e que contou com a presença do prefeito Laurez Moreira e da vice-prefeita, Dolores Nunes.

O prefeito Laurez Moreira, em seu pronunciamento, enfatizou que a Carteira do Idoso é o instrumento de comprovação para que o idoso tenha acesso gratuito ou desconto de, no mínimo, 50% no valor das passagens intermunicipais, de acordo com o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/03).  Laurez observou, ainda, que a carteira deve ser gerada apenas para as pessoas acima de 60 anos, que não tenham como comprovar renda individual de até dois salários mínimos.

Os pessoas interessadas em obter a Carteira do  Idoso em Gurupi, devem procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, localizada na Rua 1, esquina com a Avenida Maranhão, no centro da cidade. Lá, poderá se inscrever no Cadastro Único e receberá o Número de Identificação Social (NIS). Com esse número, a secretaria poderá solicitar a carteira por meio do sistema Carteiro do Idoso. Caso o idoso já tenha seus dados no Cadastro Único, a secretaria irá verificar o NIS existente e solicitar a carteirinha a partir dele, também no sistema.

Laurez informou que somente nos últimos 18 meses já foram entregues 1.100 Carteiras do Idoso e a meta é que até o final da atual gestão, mais de cinco mil pessoas obtenha esse  benefício em Gurupi.

As carteiras que foram entregues nesta quinta-feira têm validade  somente no território tocantinense, mas o idoso que quiser, pode, também, requerer a Carteira do Idoso federal, e assim ter  acesso aos mesmos benefícios nos transportes interestaduais. (Secom Gurupi)