Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Ministério da Educação (MEC) abriu inscrições hoje (31)  cursos presenciais gratuitos de inglês para estudantes do ensino superior. São cerca de 9 mil vagas. Os interessados devem se inscrever pela internet até 8 de agosto.  

O Inglês sem Fronteira foi lançado pelo MEC para dar suporte ao Ciência sem Fronteira. O objetivo é aprimorar a proficiência em língua inglesa dos estudantes universitários brasileiros e assim abrir oportunidades de acesso a instituições de ensino no exterior

Podem pleitear as vagas estudantes da graduação, mestrado ou doutorado que estejam com matrícula ativa em universidades federais credenciadas como núcleo de línguas (confira a lista)  e tenham até 90% dos créditos do curso concluídos. Também é necessário ser participante da plataforma de ensino online My English ,  nos níveis 2,3, 4 ou 5, com inscrição validada com pelo menos 48 horas de antecedência.

As aulas terão início em 18 de agosto. Os cursos terão carga horária de 16 a 64 horas e os locais e horários serão definidos pela universidade.

Terão prioridade na distribuição das vagas os alunos de graduação em cursos das áreas do Ciência sem Fronteiras, que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtido média igual ou superior a 600 pontos. Também terão prioridade estudantes que tenham concluído até 80% da carga horário do curso, com maior índice de rendimento acadêmico. O edital também prevê prioridade para bolsistas ou ex-bolsistas do programa Jovens talentos da Ciência. Confira o edital completo. (EBC)