Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Empregos e Serviços

Foto: Valério Zelaya

Foto: Valério Zelaya

Adolescentes, acompanhados de seus pais e familiares, participaram na manhã de sábado, 09, da Aula Inaugural e assinatura dos contratos da primeira etapa do Programa Jovem Empreendedor, uma parceira entre Prefeitura de Palmas e a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi), que há 22 anos atua com na capacitação de jovens e adolescentes.

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Cleide Brandão, recepcionou os jovens juntamente com o prefeito Carlos Amastha e a equipe do Renapsi e falou da importância de ações como esta. “Não é apenas uma contratação, estamos oferecendo a eles formação para o mercado, através de uma inserção de planejada, orientada e com suporte técnico”, frisou Brandão.

De acordo com a secretária, mil jovens participarão do Programa estarão por 16 meses vivenciando o gerenciamento da Administração Municipal. “Eles atuarão em diversas frentes de trabalho, seja no Financeiro, Compras, Recursos Humanos ou Educação, o importante é que estarão em contato com o ambiente de trabalho. Pensamos também num rodízio para que todos eles fiquem um período no Gabinete do Prefeito, acredito que será uma oportunidade muito boa de aprendizado para o grupo”, afirmou Cleide Brandão.

A secretária contou também que seu primeiro emprego foi como estagiária de Psicologia e que “valeu a pena pois, ali ela teve grandes lições para a vida toda. Por isso firmo um compromisso com estes adolescentes de ajuda-los a construir a sua própria história de sucesso”.

O conselheiro e presidente da Renapsi, Lucas Meira, destacou que a liderança da secretária municipal Cleide Brandão foi fundamental para execução do programa. “Temos aqui um programa inédito, onde estes garotos e garotas além de trabalhar poderão também aprender com um módulo de empreendedorismo”, disse Meira.

O prefeito de Palmas, Carlos Amastha, falou aos presentes sobre os desafios de empreender e os caminhos que levam um adolescente ao sucesso. “É preciso ter em mente que, cada um é capaz de qualquer coisa a que se proponha, basta ter conhecimento e aproveitar as oportunidades da forma correta. O jovem que está na escola, na igreja ou no trabalho não ingressa pelos caminhos das drogas, não coloca em risco o seu futuro e o de sua família”, ressaltou o gestor.

Amastha disse ainda que, para se ter sucesso ao empreender, é preciso traçar objetivos, cumprir metas e ter dedicação. “Oportunidades como o Programa Jovem Empreendedor, são valiosas, pois, conduzem os adolescentes de forma que ele se capacitem, desperta-os para o seu conhecimento e abre portas para que no futuro eles se sintam realizados como seres humanos e como cidadãos”, refletiu Carlos Amastha.

A adolescente Danielle Macedo dos Santos foi convidada a dar seu depoimento aos demais colegas que estavam no Theatro Fernanda Montenegro. “Estamos iniciando uma nova fase de nossas vidas, espero que cada um aqui abrace o programa com dedicação e afinco, afinal iniciamos hoje a nossa carreira profissional”, frisou a estudante.

Estiveram presentes no evento representantes das Secretarias Municipais de Saúde e de Segurança, Defesa Civil e Trânsito, Desenvolvimento Rural e Fundação Pró-Cerrado. O início da aula inaugural foi marcado por intervenções teatrais e música com o grupo VozToc.

Saiba Mais

A capacitação do Programa Jovem Empreendedor ocorrerá no período de 10 dias e, em seguida, os jovens serão encaminhados para atividades práticas nos diversos órgãos da administração direta da Prefeitura. O Jovem Empreendedor vai ocupar cargos como arquivista, almoxarife, contínuo, auxiliar administrativo. (Secom Palmas)