Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Jeeferson Ferrari

Na manha desta quinta-feira, 21, o prefeito de Gurupi Laurez Moreira (PSB) recebeu em seu gabinete a visita de um empresário do ramo de nutrição para agricultura e pecuária. Participaram do encontro com o prefeito o secretário Municipal de Produção, Cooperativismo e Meio Ambiente Pedro Dias, o gerente de Indústria e Comércio, Domingos Tavares e o empresário Rodrigo Baiocchi Carneiro, da empresa Hawk Nutrientes.

O empresário pretende instalar na cidade uma filial da empresa que trabalha no ramo de ração para peixes. A ideia é atender os piscicultores da região, além de importar para outras regiões. Hoje, a indústria está localizada em Goiânia (GO), e distribui para todo o norte e nordeste do Brasil.

Baiocchi disse que se surpreendeu com a recepção em Gurupi por parte das autoridades do município. “Não encontramos em todas as cidades uma gestão tão empenhada no desenvolvimento industrial. Fomos muito bem recebidos aqui e estamos surpresos com o profissionalismo no qual a gestão municipal desempenha seu papel em Gurupi”, destacou.

De acordo com o empresário, Gurupi reúne todos os atrativos para implantação da fabrica, que segundo ele, vai gerar mais emprego e renda para Gurupi e região. “Existe uma demanda para compra de ração para peixes e nossa intenção é implantar uma fábrica aqui na região, já que Gurupi possui uma logística favorável”, declarou.

Para o prefeito de Gurupi Laurez Moreira, o fortalecimento da piscicultura da região é uma preocupação, já que o Estado do Tocantins tem vocação para o ramo. “Esse empreendimento vai diminuir custos e aumentar a competitividade, por isso vamos fazer o possível para esse grupo competente e forte se instalar aqui’’, afirmou o prefeito.

Juarilson Azevedo que é produtor de peixes em Gurupi e presidente da  Associação dos Piscicultores da Região Sul do Estado do Tocantins (APIRES), acredita que a vinda de uma indústria desse porte para o município representa um grande ganho. “Essa ideia é excelente!”, declarou, ressaltando que a  vinda de uma indústria de ração pra peixe para Gurupi fecha o ciclo na tentativa de economizar e facilitar. E, com isso, o consumidor da região terá um produto com o preço acessível nas gôndolas do supermercado.

De acordo com o secretário de Produção, Cooperativismo e Meio Ambiente Pedro Dias, quando empresas desse porte se interessarem por Gurupi, isso já significa uma grande conquista. Para ele, esse interesse espontâneo por parte dos empresários deixa o município extremamente satisfeito, isso prova que novas empresas e indústrias estão enxergando o potencial da região. O secretario ressaltou ainda que piscicultura atualmente é um dos negócios mais promissores do mercado financeiro e por isso é importante estimular o crescimento do ramo. (Secom Gurupi)