Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Segundo o secretário de assuntos municipais do Sintet (Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Tocantins), Joelson Pereira, cerca de 400 alunos da rede municipal de Cristalândia estão sem aulas desde o dia 31 de julho, dia em que os professores e administrativos deflagraram greve por não conseguirem diálogo com a gestão municipal.

O sindicalista explicou ao Conexão Tocantins na manhã desta quinta-feira, 21, que  os funcionários esperam a aprovação e efetivação do PCCR - Plano de Cargos Carreiras e Salários. Segundo ele, no ano de 2013 a classe de professores e administradores fizeram uma negociação com a gestão municipal. “Reformulamos um plano de carreira que eles tinham lá e eles abriram mão de uma gratificação que eles tinham de 10 % do seu salário para que o plano fosse aprovado agora em março deste ano. Ai o prefeito de lá pra cá se limita a dizer que não tem recurso”, afirmou o secretário.

Diante de dois ofícios encaminhados pelo prefeito, Wilson Junior Carvalho de Oliveira (PP) afirmando não ter recursos, o secretário esclareceu que o Sintet contratou um escritório com assessoria para fazer um levantamento nos recursos da Prefeitura de Cristalândia e constatou que o prefeito não estava falando a verdade. “ele está mentindo. Tem recurso sim, dá para efetivar o plano. Ele é uma pessoa ruim de negociação e de diálogo”, frisou.

Joelson afirmou que os pais dos alunos estão cientes da situação e ainda disse que a categoria de professores e administrativos estão firmes na posição e enquanto o prefeito não apresentar uma proposta de quando vai efetivar o plano e encaminhar para a Câmara de Vereadores e aprovar, a categoria não retorna.

Condições de trabalho

Segundo uma professora que prefere não se identificar, são péssimas as condições de trabalho e a classe também clama por melhorias na qualidade da merenda escolar. 

Prefeitura

O Conexão Tocantins tentou contato por telefone com a Prefeitura de Cristalândia mas não obteve êxito até o fechamento desta matéria, o espaço permanece aberto para que a Prefeitura possa se posicionar.