Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Ascom Seagro

Os agricultores familiares do Projeto de Irrigação São João, localizado no município de Porto Nacional, estão otimistas com a criação de uma cooperativa para instalar agroindústrias de frutas, verduras e granja para criação de frango. Os representantes da cooperativa estiveram reunidos, na tarde desta segunda-feira, dia 25, com o secretário da Agricultura e Pecuária, Ruiter Padua, para tratar do assunto.

“A nossa intenção é ampliar o plantio das diversas culturas para a agroindústria, goiaba, mamão, maracujá, banana, milho e mandioca, entre outras. Queremos implantar uma despolpadora de frutas, fábrica de produção de doces e uma granja para produzir e gerar renda para os cooperados”, enfatizou um dos integrantes da cooperativa, Rosevelt Alves Pereira.

Já fazem parte da cooperativa, 25 agricultores familiares do projeto São João e Região. “Acreditamos que até o final do ano iremos construir a sede da cooperativa para darmos início as nossas atividades produtivas”, reforçou.

Padua falou da importância de uma cooperativa para o desenvolvimento da comunidade agrícola. “É importante que vocês se organizem para produzir, proporcionando as diversas alternativas de geração de emprego e renda”, disse.

Projeto

Lançado em 2001, implantando infraestrutura adequada para a irrigação de uma área de 3.654 há para cultivo de frutas, o Projeto São João consiste em um sistema de captação do Lago da UHE Luís Eduardo Magalhães, com canal de chamada e estação de bombeamento principal, estações pressurizadoras, sistemas de distribuição e drenagem d'água. (Ascom/Seagro)